Primeira planta de Confecção 4.0 do país é inaugurada no Rio de Janeiro

A integração entre pessoas, produtos e máquinas é a principal marca da Indústria 4.0, considerada a 4ª Revolução Industrial. A Confecção 4.0, desenvolvida pelo Senai Cetiqt no Rio de Janeiro, é o primeiro modelo de implantação dessa indústria do futuro no País e já está em funcionamento. No Rio em Foco desta segunda (30/10) o gerente de Educação do Senai Cetiqt-RJ, Robson Wanka, fala sobre essa inovação e a importância das tecnologias para o desenvolvimento da indústria da moda e de outros setores. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“Essa é uma planta piloto de confecção para demonstrar o que é a indústria 4.0, esse conceito da quarta revolução industrial associada à conectividade. O principal componente é a integração do consumidor como um agente que interfere no processo produtivo, que é interconectado com toda a cadeia de suprimentos e de atendimento”, afirmou Robson Wanka.

A ideia da indústria 4.0 é dinamizar o uso das máquinas sem gerar desempregos, visando ao aumento da produtividade e da qualidade do produto, além da redução de custos e desperdícios, e atuando na capacitação da mão-de-obra em diferentes níveis.

“Existem pessoas que vão ter capacitação de nível operacional. Outras vão aprender a desenvolver aplicativos e soluções de realidade aumentada, virtual e integração de máquinas, que é o nível de desenvolvimento. E há outra camada que é o nível de integração, que são as pessoas que vão buscar os fornecedores adequados para tornar viável a indústria 4.0”, explicou Robson Wanka.

Segundo Wanka, o que se espera é que a produção 4.0 torne o Brasil mais competitivo. O modelo implantado na Confecção 4.0, pode ser replicado em outros setores como as indústrias mecânica, alimentícia, química, imobiliária, entre outras.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (04/11), às 17h, e no domingo (05/11), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube na página do Rio em Foco em nosso site.