Regulamentação de novos mercados é desafio para governo e sociedade

As novas tecnologias têm se firmado no cenário econômico brasileiro e proporcionam oportunidades para quem pretende entrar no mercado de trabalho, mas é preciso atenção na regulamentação desses novos setores. No Rio em Foco desta segunda (23/10), o diretor presidente da Dínamo, Rodrigo Kiko Afonso, e o professor de Direito da FGV, Caio Ramalho, falam sobre como o governo pode agir sem frear a inovação. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“A mudança da nossa economia é muito grande e vem numa velocidade muito maior do que vinha antigamente. Hoje você cria novos modelos econômicos e novos empregos em uma velocidade muito maior” explica Rodrigo.

A velocidade do surgimento de novos mercados, como o das startups, requer um olhar diferente ao que se dava para empresas antigas e é preciso cuidado para não barrar a inovação que está em curso.

“Os poderes legislativo e judiciário são dois pilares da sociedade que tem papel fundamental nesse processo, principalmente para entender que não adianta querer segurar a inovação que está acontecendo” afirma Caio Ramalho.

Para Rodrigo, é preciso uma união de forças para deslanchar os novos modelos de mercado no país.

“A contribuição que o estado pode dar é ser um facilitador para as startups e reunir todas as pontas que querem ajudar o nosso estado, se apropriar das novas tecnologias em uma parceria que gere benefícios positivos para a sociedade”, enfatiza;

O Rio em Foco tem reprises no sábado (28/10), às 17h, e no domingo (29/10), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Regulamentação de novos mercados