ALERJ sedia lançamento do Censo Agropecuário 2017 do IBGE

A partir de outubro, os recenseadores do IBGE começam a percorrer todas as propriedades rurais para traçar um retrato do campo no país. Estima-se que mais de 5 milhões de estabelecimentos sejam visitados para compor o Censo Agropecuário 2017, que irá coletar informações para servir de base em estatísticas oficiais e também para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor, responsável por mais de 20% das riquezas do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, o lançamento do Censo Agropecuário será realizado no dia 28 de setembro, às 10h, durante o evento que está sendo organizado pelo IBGE em parceria com Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no RJ, Euclides Ferreira Dias Neto, irá apresentar a metodologia de levantamento de dados e a importância da participação dos municípios no processo de coleta dos dados. Para dar suporte às ações realizadas, cada cidade do País está sendo convidada e implementar a sua Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), presidida por um membro do IBGE, e com a participação de representantes de todos os poderes e sociedade. O objetivo é dar suporte às equipes de recenseadores além de conscientizar a população do campo sobre a importância da qualidade dos dados fornecidos. Caberá também às CMGEs validar os resultados antes da sua divulgação. "O lançamento oficial do Censo Agropecuário com o apoio dos órgãos parceiros é uma ação estratégica que visa o fortalecimento das relações institucionais que contribuem de forma crucial na importante missão de retratar o país," destaca Euclides.

O último Censo Agropecuário do IBGE foi realizado em 2007. "Esse lançamento tem como foco evidenciar a importância da participação do governo e da sociedade civil neste processo para que tenhamos dados precisos para que eles deem base a bons diagnósticos", explica o presidente em exercício da ALERJ, deputado Andre Ceciliano (PT). 

Participarão do evento o presidente da Associação de Municípios do Estado do RJ (Aemerj), Anderson Bárcia Zanon, o secretário de Estado de Agricultura, Jair Bittencourt; o presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Políticas Rural Agraria e Pesqueira, deputado João Peixoto (PSDC), e os presidentes da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga.