Mapeamento de aceleradoras e incubadoras será apresentado em reunião do Fórum

Conhecer o perfil das aceleradoras e incubadoras no país e o Mapa de Informações Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro é o intuito da reunião conjunta da Câmara Setorial de Tecnologia com o Grupo de Trabalho de Negócios Sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio. O encontro será realizado no dia 20 de setembro, às 10h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, Rob Parkinson, consultor da Aspen Network of Development Entrepeneurs (ANDE) no Brasil, irá apresentar o relatório “O Panorama das Aceleradoras e Incubadoras no Brasil”, enquanto o Mapa ficará a cargo da professora Maria Isabel de Souza, Coordenadora Núcleo de Teleodontologia da Uerj.

Além de abordar os programas de aceleração e os modelos operacionais, o estudo da ANDE também investiga como as aceleradoras e incubadoras brasileiras trabalham com negócios de impacto e explora as diferenças e semelhanças com outras organizações similares ao redor do mundo.

"Esse estudo surgiu por percebermos uma lacuna de pesquisa sobre o real impacto do apoio dado por aceleradoras e incubadoras a empreendedores. Queremos que seja uma agenda de pesquisa sobre esse público e que consiga trazer novas perspectivas de como esses atores podem atuar e colaborar, assim como atrair novos parceiros para o campo. As grandes novidades desse estudo foram a comparação das aceleradoras brasileiras com as internacionais, e a investigação de como essas organizações trabalham com negócios de impacto”, explicou Rebeca Rocha, gerente da ANDE.

Já o Mapa de Informações Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro é um aplicativo que traz a localização das instituições fluminenses georreferenciadas e seus laboratórios produtos e serviços desenvolvidos, bem como contatos para novos projetos.

“As informações são inseridas pelas próprias instituições com o objetivo dar visibilidade aos produtos e serviços ofertados por estes entes, a parceria entre os mesmos e a possibilidade de novos parceiros tanto da administração pública quanto privada, podendo assim ser um outro caminho para a entrada de capital financeiro”, disse Maria Isabel. O projeto foi realizado em parceria e com a colaboração das seguintes instituições: UERJ (desenvolvedora), UENF, UEZO, Faetec, Faperj, Cecierj.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever basta mandar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.

Serviço:

Apresentação do “Panorama das Aceleradoras e Incubadoras no Brasil” e do Mapa de Informações Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro

Data: 20 de setembro

Horário: 10h às 12h

Local: Palácio XXIII de Julho (Anexo ao Palácio Tiradentes) - Rua Dom Manuel, s/n° - 6º andar, Auditório Senador Nelson Carneiro - Centro