Investimentos na floricultura fluminense tornam Rio o segundo maior estado produtor do País

O estado do Rio é o segundo maior produtor e consumidor de flores do país. Só a Região Serrana é responsável por mais da metade de toda produção fluminense, com destaque para o município de Nova Friburgo. O Rio em Foco desta segunda (04/09) aborda os programas de fomento e capacitação que vêm estimulando o desenvolvimento desse setor. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da NET.

“O Rio Rural investiu na melhoria da qualidade da produção inserindo técnicas como a fertirrigação e ampliando a variedade de flores”, afirmou o convidado Martinho Belo, gerente estadual de floricultura da Emater-Rio.

Com este investimento, que aconteceu após a tragédia da região serrana, os produtores ganharam em competitividade.

“A Região Serrana precisava desses incentivos para aumentar a capacidade de produção, os tipos de flores e também a capacitação do produtor. Essas novas tecnologias como o cultivo protegido, a irrigação e a compostagem ajudaram Friburgo a chegar onde está hoje”, afirmou a coordenadora do Programa Florescer da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio, Nazaré Dias.

Outros dois projetos de lei, um em nível estadual e outro federal, visam a estimular ainda mais esse segmento, transformando Friburgo em Capital Estadual no Cultivo de Flores de Corte (Lei 2823/2017) e buscando aumentar a participação do Brasil na comercialização de flores no exterior (Lei 6.912 de 2017).

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (09/09), às 17h e domingo, (1/09), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Investimentos na floricultura fluminense tornam Rio o segundo maior estado produtor do País