Investimentos em tecnologias digitais podem alavancar o setor de óleo e gás

As tecnologias da informação (TI) estão revolucionando o setor de petróleo e gás no Brasil e no mundo. O Rio em Foco desta segunda, (28/08), aborda as oportunidades desse setor para o Estado do Rio, como as indústrias podem se adaptar à essa nova realidade e o surgimento das novas profissões no setor. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da NET.

“Nossa indústria de tecnologia precisa crescer para não continuarmos reféns da tecnologia estrangeira”, afirmou Álvaro Cysneiros, presidente da Associação de Empresas de TI, Assespro-RJ, e convidado do programa.

Para manter a competitividade no mercado, as indústrias de petróleo estão assimilando tecnologias como a robótica, que prevê maior segurança, eficiência e prevenção de acidentes. A automatização de ações repetitivas, a inspeção de navios e o uso de drones são alguns exemplos de atuação dos robôs.

A importância da capacitação e da formação de profissionais também será essencial para as novas oportunidades de empregos que irão surgir a partir da conexão entre esses dois setores.

“Algumas funções irão perder espaço e deixar de existir e o setor terá novas necessidades. As novas tecnologias irão gerar empregos e o surgimento de novas profissões que ainda não conhecemos”, afirmou o convidado Milton Costa Filho, secretário-geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás E Biocombustíveis (IBP).

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (02/09), às 17h e domingo, (03/09), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Investimentos em tecnologias digitais podem alavancar o setor de óleo e gás