Cultivo sustentável do morango diminui os impactos ao meio-ambiente e a saúde pública no Estado do Rio

Nova Friburgo é o município com a maior concentração de produtores de morango em todo o Estado do Rio. Os produtores do município vem investindo na produção sustentável da fruta com técnicas como a fertirrigação e o cultivo suspenso, que diminuem em até 70% o uso de agrotóxicos. O programa Rio em Foco dessa segunda-feira (14/08), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), aborda os desafios desse plantio e quais os programas de incentivo e fomento que o governo oferece para o agricultor.

“O sistema suspenso auxilia na dispersão das doenças de solo e diminui a necessidade do uso de agrotóxicos no combate às pragas. A chegada das mudas chilenas, que produzem morangos mais resistentes, aliados a produção suspensa e a fertirrigação, possibilitaram uma maior durabilidade do fruto”, afirma o gerente estadual da Emater-Rio, Martinho Belo, um dos convidados do programa.

Para o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios, Sebastião Wilson Tivelli, que a convite da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) tem realizado workshops no estado do Rio para difundir as técnicas de cultivo orgânico, é dever do Estado disponibilizar assistência técnica e levar informação para os produtores rurais. "De nada adianta as universidades terem pesquisas e estudos publicados se estes ficarem arquivados em bibliotecas”, explicou Tivelli.

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (19/08), às 17h e domingo, (20/08), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Morangos Sustentáveis