Rio em Foco aborda desafios de planejar a metrópole

A região metropolitana do estado do Rio, a segunda maior do Brasil, é composta por 21 municípios que concentram 76% da população fluminense. O programa Rio em Foco que foi exibido nesta segunda-feira (07/08) na TV Alerj (canal 12 da NET), aborda o desafio da Câmara Metropolitana de concluir o Plano Estratégico da região para que ele possa ser colocado em prática.O plano tem como objetivo identificar problemas estruturais e buscar soluções coordenadas entre as várias esferas de poder e a sociedade.
“O projeto de lei que trata da governança da região metropolitana já está tramitando na Alerj. E nós entendemos que não há governança sem um plano. E não há um planejamento sem uma garantia de governança. Então o segundo projeto de lei do plano estratégico deverá estar pronto no fim deste ano e ser entregue à Casa em 2018” explicou o diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Estado do Rio, Vicente Loureiro.

A atuação da sociedade civil e do setor privado também são fundamentais para o sucesso do plano.

“Hoje nós temos um conjunto de tarefas para estimular a participação da sociedade e que estamos realizando nessa fase de proposição. São audiências nas cidades que envolvem o governo local e outros entes no setor privado e sociedade civil”, enumerou Vicente.

“Sem a participação da sociedade não acontece absolutamente nada. Você não transforma nada sem que haja o engajamento das pessoas que moram ali”,  corroborou Manuel Thedim, diretor executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), que também participou do programa.

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (12/08), às 17h e domingo, (13/08), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.