Firjan traça panorama com perspectivas para o mercado de petróleo no estado

Os desafios e as oportunidades para o mercado de petróleo no estado estão no Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro lançado em julho pela Firjan. A publicação analisa os dados de 2016 e traz as perspectivas e tendências para o setor em 2017. O objetivo do estudo, que está em sua segunda edição, é dar acesso a informações qualificadas que permitam as empresas pautarem suas decisões de investimentos e traçarem seus planos de negócios.

O documento reforça a necessidade do estabelecimento de instrumentos coordenados para uma política industrial de Estado e a manutenção do calendário de rodadas de licitação anunciado no primeiro semestre de 2017, que podem resultar em mais de US$ 80 bilhões em investimento ao longo do prazo contratual, dos quais US$ 30 bilhões deverão ser realizados nacionalmente e potencialmente no Rio de Janeiro.

No capítulo sobre o segmento da Exploração e Produção, o estudo conta com a participação da Petrobras, com a avaliação sobre os impactos do Projeto Libra para o Rio de Janeiro, além da participação do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis  (IBP), que aborda o contexto das atividades desse segmento.

Em relação ao Abastecimento, o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) avalia as perspectivas para o segmento no Rio de Janeiro, levando em consideração as mudanças de cenário ocorridas nos últimos meses e a importância da conclusão de projetos do parque de refino. O anuário ainda traz informações sobre os investimentos oriundos de recursos da cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ressaltando a importância destes para a superação dos desafios tecnológicos e desenvolvimento sustentável nas reservas, escritas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro).

A construção do Anuário foi realizada com base em dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto os dados internacionais foram obtidos através da U.S. Energy Information Administration (EIA), e da oil company BP. O documento na versão digital pode ser acessado na página do Sistema FIRJAN, no ambiente de Petróleo, Gás e Naval: www.firjan.com.br/petroleoegas