Agência Nacional aprova regras para o biometano

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma resolução que estabelece regras voltadas para o controle de qualidade e a especificação de biometano oriundo de aterros sanitários e de estações de tratamento de esgoto. A medida é fundamental para a operação das usinas, pois permite a comercialização e utilização do produto como substituto do gás natural.

Pioneiro no estímulo ao reaproveitamento de resíduos sólidos, o Estado do Rio de Janeiro criou, em 2012, política de incentivo para o gás natural renovável, estabelecendo que até 10% do combustível comercializado por CEG e CEG Rio sejam biogás, excluindo o consumo termelétrico.

Atualmente, duas usinas de tratamento de biogás estão em funcionamento no estado. A Usina Gás Verde atua em Duque de Caxias, e tem capacidade de produzir 213 mil de m³ de biogás por dia. Com área de abrangência na Região dos Lagos, Usina de Tratamento de biogás do Aterro Dois Arcos é pioneira na produção de biometano em escala comercial no Brasil.

Para a subsecretária de Parceria Público-Privadas e ex-coordenadora do programa Rio Capital da Energia, Paula Martins, a resolução da ANP fortalece a política estadual.

"Todo o resíduo sólido urbano produzido no Estado do Rio seria capaz de gerar o equivalente a 5% do gás natural consumido pela indústria, comércio e residências. Apesar de ser pouco expressivo no total do consumo, é uma energia renovável e ecológica, que também é uma das preocupações do Estado",  destacou.

A resolução resolve uma demanda dos produtores que não conseguiam vender a produção dada a falta de regulamentação. Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alberto Mofati, a decisão estimula a atração de novos investimentos.

"A regulamentação é um forte estímulo para a produção nacional e, alinhado à politica de incentivo para o gás natural renovável desenvolvida pelo Governo, o Estado sai na frente na atração de investimentos no setor",  afirma.

Fonte: Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro

O Aterro de Dois Arcos, em São Pedro D’Aldeia, o primeiro no país a realizar um trabalho de reaproveitamento dos gases, gerando combustível foi tema do Rio em Foco: Aterro de São Pedro D’Aldeia é o pioneiro em produção de energia limpa. O programa contou com a participação de Marcio Schittini, diretor da Usina de Valorização de Biogás de Dois Arcos, e Maria Paula Martins, na época coordenadora do programa Rio Capital de Energia.