Evento sobre marco legal da inovação será realizado no dia 5 de setembro

Após definir os painéis que farão parte do seminário que debaterá os avanços do marco legal da inovação e seus entendimentos jurídicos, o grupo de trabalho da Câmara Setorial de Tecnologia fechou a data do evento para o dia 5 de setembro. O intuito é sensibilizar as procuradorias das universidades a respeito da lei federal, e fomentar o setor de inovação do estado. No encontro realizado nesta terça (04/07), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, os especialistas destacaram a transferência de tecnologia e os impactos para a sociedade como pontos centrais para a discussão.

“Queremos promover e facilitar a realização de parcerias entre as universidades públicas e as empresas com o objetivo de movimentar a economia do estado por meio da inovação. Há uma queixa dos Núcleos de Inovação Tecnológicas do Rio de Janeiro de que aqui os entendimentos jurídicos a esse respeito são mais restritos do que nos outros estados. Vamos reunir os procuradores buscando solucionar esses entraves burocráticos” afirmou Shirley Coutinho, vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

O seminário contará com dois painéis. O primeiro trará uma visão do marco legal federal e sua regulamentação e terá como palestrantes Gesil Sampaio, diretor do Fortec e Leopoldo Muraro, procurador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os membros do GT também sugeriram a participação do procurador do Ministério da Indústria e Comércio. Já o segundo painel trará boas práticas de parcerias entre universidades e empresas, ainda a serem definidas.

“Vamos fazer esse encontro entre as procuradorias das universidades federais e estaduais com esses especialistas para discutir as parcerias entre as universidades e empresas e a gestão desse processo. O intuito é levantar o que já deu certo e também as principais dificuldades enfrentadas. Queremos com isso avançar na criação de um ambiente que ajude na revisão da lei estadual de inovação e pensar nos desafios do estado, após a regulamentação do marco regulatório federal”, disse Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Assista à matéria da TV Alerj: Evento sobre marco legal da inovação será realizado no dia 5 de setembro