Longevidade e a vida nas cidades será tema de reunião do Fórum

A população brasileira envelheceu e isso exige que governo, sociedade e os setores da economia se adaptem a esta realidade, que traz junto com ela desafios sócioeconômicos e oportunidades. Esse é o tema da próxima reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas, que será realizada no dia 10 de maio, às 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O evento “Longevidade e a vida nas cidades” irá debater como os municípios podem se preparar essa nova realidade e quais são as ações que podem trazer melhorias efetivas na qualidade de vida dos idosos, especialmente nas questões relativas ao desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante o encontro, Antônio Leitão, gerente institucional do Instituto Mongeal Aegon, apresentará um estudo que mapeou e buscou entender o que influencia o bem-estar da terceira idade em 498 cidades brasileiras, tendo em vista a capacidade de atender às necessidades básicas desse grupo. Com foco nos resultados apurados nas cidades fluminenses, Leitão vai mostrar dados do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), criado em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), e também o ranking gerado a partir dele. O IDL revela as atuais condições desses municípios levando em conta sete variáveis: cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento e indicadores gerais. O índice visa a ajudar os gestores na elaboração de políticas públicas para esse grupo.

Já Paulo Tafner, professor de economia da Universidade Cândido Mendes, abordará a questão da longevidade sob o ponto de vista econômico. Ele falará sobre o perfil da população idosa e o que precisa ser olhado em termos de futuro dentro das políticas públicas. Para falar sobre como a academia se articula em relação à terceira idade foi convidada a professora de Design da PUC-Rio, Vera Damázio. Na ocasião ela apresentará um estudo que evidencia uma série de questões que vão desde a identidade até a violência financeira cometida contra os idosos. Vera também falará sobre o projeto PUC-Rio 50+, que oferece cursos de extensão voltados especialmente para esse grupo.

Carlos Henrique Ribeiro, professor de educação física da Universidade Santa Úrsula apresentará o curso de mestrado profissional sobre a saúde e qualidade de vida, criado por ele, com a intenção de entender a densidade demográfica e o aumento da longevidade nas cidades.

Serviço:

Longevidade e a vida nas cidades

Data: 10 de maio 2017

Hora: 10h às 12h

Local: Palácio XXIII de Julho - Auditório Senador Nelson Carneiro - Rua Dom Manuel, s/nº, 6º andar - Centro - Rio de Janeiro

Programação:

10h – Abertura

10h15 – Paulo Tafner – Economista e professor da Cândido Mendes

10h30 – Antônio Leitão – Gerente Institucional do Instituto Mongeal Aegon

10h45 – Vera Damázio – Professora de Design da PUC-Rio

11h – Carlos Henrique Ribeiro – Professor em Educação Física da Universidade Santa Úrsula

11h15 - Debate