Estados podem coordenar a construção de currículos municipais

"A preocupação no Brasil tem sido o acesso à escola, mas a aprendizagem deve ser prioridade. E aí entra a questão da base nacional comum curricular, para definir claramente o que o país considera importante que todas as crianças aprendam, e que competências eles precisam desenvolver", afirma a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, Ceipe - FGV, Claudia Costin. Ela é uma das entrevistadas do Programa Rio em Foco desta semana, que vai ao ar na segunda-feira (17/04),  às 22h,  na TV Alerj (Canal 12 da NET).

Mediado pela jornalista Geiza Rocha, Costin e o presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), Paulo Alcântara Gomes, falaram sobre os desafios da Educação no País e o papel dos governos na criação de um curriculo comum.  "A Base Nacional Comum Curricular está sendo debatida neste momento no Conselho Nacional de Educação. Quando for homologada pelo Ministério os estados e municípios começarão a definir os seus curriculos. É neste ponto que os governos estaduais podem ser um elemento de ajuda e coordenação no processo de geração dos currículos locais, principalmente nas cidades menores que não tem conselhos municipais de educação", sugere Costin.

A capacitação dos professores e a disponibilização de instrumentos de apoio, como laboratórios, além da infraestrutura das escolas, também são fundamentais para aumentar o desempenho e a competência desses alunos. Para o presidente da ABE, a prática pedagógica é fundamental. "A educação não pode ser pensada só na sala de aula. De nada adianta um laboratório de ciências, se não existe recursos para garantir o funcionamento desse laboratório", ressalta.

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (22/04), às 17h, e domingo,(23/04), às 20h. Ele pode ser assistido também pelo canal da TV no endereço  www.youtube.com.br/alerjTV.

Assista ao programa: Estados podem coordenar a construção de currículos municipais