União entre turismo e esporte é apontada como saída para dinamizar economia da cidade

A integração entre os setores de turismo e esporte para ampliar a taxa de ocupação dos hotéis e o aproveitamento dos equipamentos esportivos após as Olimpíadas é o tema do programa Rio em Foco, exibido na TV Alerj (canal 12 da NET), às 22h, nesta segunda (24/04). “Precisamos estabelecer um calendário anual de eventos esportivos forte, que utilize as instalações dos Jogos Olímpicos e que possa atrair mais turistas para o setor hoteleiro que teve o número de quartos dobrado, passando para 60 mil”, afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Gérard Bourgeaiseau, um dos entrevistados do programa.

Para ele, a expectativa é que os investimentos na divulgação do destino Rio de Janeiro ajude a formar no turista uma imagem positiva da cidade e sirva como antídoto para as matérias negativas alardeadas pela imprensa. "A expectativa é que a Riotur consiga estabelecer uma agenda de eventos com pelo menos um grande evento por mês. “Esses eventos atraem gente de fora, que não só se hospeda nos hotéis, mas também aumenta a freqüência em bares e restaurantes, movimentando diversos setores da economia. Para isso, é fundamental que continuemos divulgando o Rio como destino, trabalhando o marketing”.

Segundo o diretor de planejamento da Riotur, Lucio Macedo, uma das apostas neste quesito é o casamento entre esporte e turismo. “Queremos usar as leis de incentivo federal e estadual para alavancar esses eventos. Temos uma das melhores leis de incentivo do país e queremos que a cadeia produtiva participe. Investir no turismo é a garantia de um retorno rápido, com a criação imediata de novos postos de trabalhos, favorecendo a economia do estado como um todo”, aponta Lucio Macedo.

O Rio em Foco tem reprises programadas para o sábado, (29/04), às 17h, e domingo (30/04), às 20h. Ele pode ser assistido também pelo canal da TV no endereço www.youtube.com.br/alerjTV