Novo ensino médio será tema de debate na Alerj

A reforma do ensino médio, recém sancionada pelo governo federal por meio da Medida Provisória 746, voltou a fazer parte das discussões da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica.  No encontro realizado nesta sexta (24/03) no Conselho Regional de Contabilidade, foi verificada a necessidade de aprofundar o debate no âmbito estadual sobre as questões que envolvem a reforma, que prevê uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. O evento será promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e terá como objetivo discutir a educação de forma estratégica integrando todos os níveis: infantil, fundamental, médio e superior.

“Verificamos que falta articulação entre o ensino médio e fundamental. Estamos tratando o ensino médio como hermético e ele não é. Não pode haver esse descompasso entre a educação tecnológica e o ensino médio. Precisamos trabalhar também para que a secretaria estadual de educação e as secretarias municipais se complementem”, disse Paulo Alcântara, presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE).

Segundo Nassim Medhedeff, coordenador do Instituto Teotônio Villela, a educação também é uma questão econômica e é preciso envolver os empregadores nessa discussão do ensino médio. “O mundo e a economia mudaram e nosso sistema educacional não acompanhou. Os educadores ainda não pensam o desenvolvimento econômico junto da educação. Talvez por isso a dissociação entre a oferta de cursos nas universidades no estado e as necessidades e do setor produtivo”, afirmou.

Samuel Barros, assessor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, que esteve presente à reunião, destacou a importância de saber o que a academia e a sociedade civil organizada entendem como prioridade nessa área. “Nós da secretaria entendemos que não há como promover a inclusão tecnológica sem ser por meio da educação”, afirmou.

A próxima reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica para debater o escopo do evento que deverá se chamar “Novo Ensino Médio e suas articulações com o ensino infantil, fundamental, profissionalizante e superior” está marcada para o dia 28 de abril.

“A intenção é organizar o evento em parceria com a Comissão de Educação da Alerj. A reforma do ensino médio esta aí e precisamos nos adaptar às mudanças que ela traz. Vamos debater como articular o novo ensino médio com o infantil, fundamental e superior e na formação dos professores, que é quem vai atuar diretamente na sala de aula. Incluir o empregador nesse processo também é essencial”, finalizou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.