São Paulo terá workshop gratuito sobre Títulos Verdes

Ações de sustentabilidade têm impactado os setores sociais, econômicos e financeiros no mundo inteiro como, por exemplo, os green bonds, ou títulos verdes. Segundo a gestora de relacionamento da Climate Bonds Initiative, Fernanda Zampieri, eles são títulos de dívida emitidos por organizações que pretendem captar recursos para subsidiar projetos de impacto ambiental positivo. “Eles têm que financiar investimentos que sejam elegíveis do ponto de vista ambiental e que contribuam para uma trajetória e uma transição para uma economia de baixo carbono”, explica.

Para aumentar os conhecimentos práticos e reforçar a capacidade dos títulos verdes como instrumento de financiamento e investimento o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com Strategic Alliance, uma aliança entre GIZ & SEB Sverige, realizam o segundo 2º Workshop de Green Bonds – Monitoramento, Reporte e Aspectos de Mercado, nos dias 4 e 5 de abril, na cidade de São Paulo. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o dia desejado junto ao número do RG.

A programação será a mesma para os dois dias de evento e contará com palestras como Financiamento Climático no Brasil, ministrado pela coordenadora de finanças sustentáveis da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Annelise Vendramini, Desenvolvimento do Mercado de Títulos Verdes no Brasil, com a Assessora de Relações Institucionais da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Avaliações Externas & Relatórios de Títulos Verdes nacionais, com o diretor do departamento de finanças sustentáveis da SITAWI, entra outras.

Green Bonds no Rio em Foco

O assunto títulos verdes já foi tema do programa Rio em Foco, (http://bit.ly/2mRIbDq), que contou com a participação de Gustavo Pimentel, da SITAWI e da assessora técnica do CEBDS, Laura Albuquerque.

“A sustentabilidade é um diferencial competitivo para as empresas. Nosso grande desafio agora é trabalhar para que haja diálogo entre a área de sustentabilidade e financeira das empresas para que elas despertem interesse pelo tema”, afirmou Laura Albuquerque, que também destaca que o mercado brasileiro está em pleno desenvolvimento. “Temos um potencial de aporte de cerca de US$ 3 bilhões em setores como agronegócios, energia e transporte que precisamos fazer circular”, completa.

Apesar de ainda não existir regulamentação no Brasil para a emissão desses títulos, os especialistas afirmam que existe boa vontade dos investidores com relação a eles, o que gera oportunidades.

“Em dois ou três anos, a China que não tinha nada, virou o maior emissor de títulos verdes em 2016. Eles entraram de cabeça nisso, com o Banco Central chinês regulando e o governo sugerindo esses investimentos. Então, a gente vê que quando o governo dá algum estímulo a coisa anda mais rápido. Porém, no Brasil é preciso testar primeiro, temos de ter mais movimentações para que depois se faça a regulamentação”, pondera Gustavo Pimentel, que também frisou que esse é um mercado novo no país, onde o conceito ainda está sendo desenvolvido. “Apesar disso, o mercado está ativo no Brasil, principalmente na área de energia sustentável”, conclui.

 

Confira a programação do Workshop:  http://bit.ly/2n4IN9H

Serviço

Evento: 2º Workshop de Green Bonds – Monitoramento, Reporte e Aspectos de Mercado

Datas: dias 04 e 05 de abril

Local: Itaú Unibanco - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 707 - Torre Eudoro Villela – 2º andar - Auditório Eudoro Villela Jabaquara - São Paulo

 

Veja o programa Rio em Foco - Inovação no mercado Financeiro: títulos verdes ganham espaço e geram oportunidades – http://bit.ly/2mRIbDq