Entraves e oportunidades do setor lácteo são temas do Rio em Foco

“A cadeia de lácteos do estado do Rio de Janeiro gera cerca de R$ 2 bilhões ao ano, porém com investimentos e um ambiente propício, como uma política de estado, essa renda pode ser quatro a cinco vezes maior”, afirmou Antônio Carlos Cordeiro, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (SINDLAT-RJ). Os gargalos para o crescimento do setor, que atende apenas 19,5% da demanda de consumo fluminense, e suas oportunidades foram temas do programa Rio em Foco dessa semana (20/03).

Segundo especialistas é preciso um olhar do estado sobre o agronegócio, buscando a diversificação da base econômica. Dentre as vantagens destaca-se o baixo custo logístico devido ao tamanho do estado. “O leite é o produto agrícola mais bem distribuído no território fluminense. Todos os municípios produzem leite, que é muito baseado na agricultura familiar.”, enfatizou Antônio Carlos. O papel do legislativo no desenvolvimento do setor também esteve em pauta seja elaborando projetos de leis que amparem a cadeia ou corrigindo distorções.

Com uma capacidade instalada de produção de 55% ociosa no estado do Rio de Janeiro, é preciso resgatar a competitividade da cadeia láctea do estado. “Precisamos primeiro de planejamento porque sem isso não vamos chegar a lugar algum. Também é preciso empoderar o produtor. Se não dermos condições básicas a ele, vamos continuar crescendo apenas 1% ao ano enquanto a média de crescimento no Brasil é de 2,6%”, afirmou Marcos Diaz, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB).

Um dos principais entraves do setor e um dos motivos apontados para o baixo crescimento da produção local está na falta de disponibilidade de crédito agrícola no estado. “O grande agente de fomento à produção agrícola é o Banco do Brasil, já que por conta do pequeno porte dos produtores não é viável pegar financiamentos no mercado, porém a concessão de crédito agrícola aqui é muito baixa se comparada aos outros estados”, explicou Antônio Carlos.

O Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, Canal 12 NET, com reprises no sábado, (25/03), às 17h e domingo, (26/03), às 20h.

Assista ao programa: Entraves e oportunidades do setor lácteo.

Leia aqui a matéria sobre a reunião do Fórum de Desenvolvimento do Rio que debateu o tema:

Produtores de laticínios do estado têm reivindicações atendidas pela Alerj