Fórum debate desburocratização

A melhora do ambiente de negócios no estado do Rio passa necessariamente pela simplificação de processos. Com foco neste tema e nas ações que estão ocorrendo para melhorar a competitividade do estado, a Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas se reúne no dia 23 de março, às 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj. Participarão do painel representantes do Sebrae-RJ, Jucerja, Inea, além do Comitê de Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro que falarão sobre os recentes avanços e o papel dos municípios neste processo. "Para reduzir o tempo de abertura de uma empresa é necessário fazer muitos ajustes inclusive em processos municipais. Por isso a importância de trazer este tema a pauta, apresentando o trabalho dos órgãos de apoio e de que forma eles vem se estruturando em torno desta meta", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

“Após a entrada do Corpo de Bombeiros no Sistema de Registro Integrado (Regin), o grande desafio para esse ano é a integração da Vigilância Estadual e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ao se juntarem ao Regin esses dois órgãos poderão compartilhar informações, simplificando os processos e eliminando documentos na questão da licença ambiental, o que facilita a abertura de novas empresas e favorece o empreendedorismo”, afirmou Juliana Lohmann, analista de políticas públicas do Sebrae-RJ.

Para falar sobre o andamento desse processo, Fernanda Pimentel, assessora jurídica do Comitê de Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro, irá expor as ações que estão ocorrendo dentro do comitê e o cronograma de ações previstas para este ano e Luiz Paranhos Velloso, presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), falará sobre o papel dos municípios na desburocratização.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para inscrever-se basta mandar um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.

Leia aqui as matérias das reuniões do Fórum sobre o tema:

Especialista afirma que para superar informalidade é preciso mergulhar na cultura brasileira

Processo de desburocratização avança no estado do Rio de Janeiro

Serviço:

Câmara de Gestão e Políticas Públicas - Desburocratização

Dia: 23/03

Hora: 10h às 12h

Local: Auditório Senador Nelson Carneiro - Rua Dom Manuel, s/n° - 6º andar - Centro (Palácio XXIII de Julho - Anexo ao Palácio Tiradentes)

 Programação:

10h – Abertura – Geiza Rocha – subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio

10h15 - Fernanda Pimentel - Assessora Jurídica do Comitê de Desburocratização do Estado do RJ

10h35 - Arnaldo Lassance -  Superintendente de Vigilância Sanitária Estadual                    

10h55 -  Luiz Paranhos Velloso - Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja)

11h15 - Juliana Lohmann - Sebrae-RJ

11h35 - Debate e encerramento