Inovação aberta pode ajudar o estado e empresas a se desenvolverem

Não há mais dúvidas de que para uma empresa ser competitiva ela precisa inovar. A novidade fica por conta de um novo modelo colaborativo, em que a inovação encontra-se em qualquer lugar num mundo globalizado onde as organizações precisam estar abertas às ideias que venham de fora, estabelecendo parcerias com universidades, centros de pesquisas e também com outras empresas para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologia. O programa Rio em Foco dessa segunda (27/02) debate o conceito de inovação aberta e como ela vem acontecendo nas empresas, governos, no Brasil e no mundo.

“A tecnologia é o grande elemento potencializador da inovação aberta. A velocidade hoje é extremamente importante. No passado eram as grandes empresas que dominavam o mundo. Hoje em dia, não é mais o peixe grande que come os pequenos, é o peixe mais veloz que consegue de fato somar as oportunidades que existem no mercado às disponibilidades de conhecimento, competências e tecnologia para gerar resultados. A inovação aberta ocorre num modelo integrado onde a rede de competência e de valor se forma”, explica o doutor em tecnologia e professor da PUC-Rio, Gustavo Robichez de Carvalho. Segundo ele, o modelo de compartilhamento de desafios com vários atores como governo, empresa, universidade e pessoas pode ser o caminho para desenvolver o estado e o país, experimentando com mais freqüência e compartilhando os resultados.

A vocação do Rio de Janeiro para a inovação social também esteve em pauta, assim como as políticas públicas voltadas para o setor. “Nessa área social o governo tem um papel fundamental. Se nós somos um grande laboratório para desenvolver produtos sociais, nós temos que nos apropriar disso para nos tornarmos pioneiros mundiais. Poderíamos usar o conhecimento que nós temos dentro das universidades e institutos para resolver os problemas sociais que temos”, afirma José Alberto Sampaio Aranha, vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

“O papel do estado tem uma dualidade interessante. Ao mesmo tempo em que ele incentiva, ele tem que se preocupar em não atrapalhar. É um equilíbrio um pouco difícil e é preciso fazer experiências”, finalizou Gustavo.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), com reprises no sábado (04/03), às 17h, e domingo (05/03) às 20h.

Assista ao programa: Inovação Aberta