Inovação no mercado financeiro: títulos verdes ganham espaço e geram oportunidades

Com a mobilização mundial em torno da promoção do desenvolvimento sustentável, os títulos verdes, os chamados green bonds, vêm ganhando força. Conhecer o que são os títulos verdes e como eles estão ajudando a financiar projetos sustentáveis é o tema do Rio em Foco dessa segunda (20/02). O diretor da SITAWI Finanças do Bem, Gustavo Pimentel e a assessora técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Laura Albuquerque, falam sobre como as grandes empresas estão olhando para essa oportunidade e de que forma este mercado vem se estruturando no Brasil e no mundo.

“A sustentabilidade é um diferencial competitivo para as empresas. O CEBDS atua com a convicção de que a entrada no mercado verde não tem volta. Nosso grande desafio agora é trabalhar para que haja diálogo entre a área de sustentabilidade e financeira das empresas para que elas despertem interesse pelo tema”, afirmou Laura Albuquerque, que também destaca que o mercado brasileiro está em pleno desenvolvimento. “Temos um potencial de aporte de cerca de US$ 3 bilhões em setores como agronegócios, energia e transporte que precisamos fazer circular”, completa.

Apesar de ainda não existir regulamentação no Brasil para a emissão desses títulos, os especialistas afirmam que existe boa vontade dos investidores com relação a eles, o que gera oportunidades.

“Em dois ou três anos, a China que não tinha nada, virou o maior emissor de títulos verdes em 2016. Eles entraram de cabeça nisso, com o Banco Central chinês regulando e o governo sugerindo esses investimentos. Então, a gente vê que quando o governo dá algum estímulo a coisa anda mais rápido. Porém, no Brasil é preciso testar primeiro, temos de ter mais movimentações para que depois se faça a regulamentação”, pondera Gustavo Pimentel, que também frisou que esse é um mercado novo no país, onde o conceito ainda está sendo desenvolvido. “Apesar disso, o mercado está ativo no Brasil, principalmente na área de energia sustentável”, conclui.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), com reprises no sábado (25/02), às 17h, e domingo (26/02) às 20h.