Fórum articula parcerias para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado

O Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, participou nesta quarta (08/02) da reunião do Programa Rio Alimentação Sustentável, uma articulação multi-institucional, que trabalhou para garantir refeições sustentáveis durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

No encontro, realizado na Sociedade Nacional de Agricultura, a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, falou sobre o avanço na articulação com o Governo estadual e as ações que serão empreendidas pela Câmara Setorial de Agronegócios para promover o acesso dos diretores das escolas estaduais ao mapeamento dos produtores da agricultura familiar, com foco no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A reunião também deu início ao processo de cooperação com a organização dos Jogos de Tóquio 2020. Representantes do Japan Research Institute (JRI) estiveram presentes para iniciar um diálogo sobre as lições aprendidas e para o planejamento das próximas Olimpíadas. Eles estão desenvolvendo uma pesquisa relacionada ao fornecimento de produtos agrícolas, florestais e marinhos para as Olimpíadas Rio 2016, em parceria com o Ministério de Agricultura do Japão.

O Fórum e a Rio Alimentação Sustentável se preparam agora para juntos definirem uma metodologia para os cruzamentos dos dados disponíveis sobre os produtores orgânicos do estado.

“A gente iniciou esse trabalho fazendo o mapeamento de todas as propriedades e fornecedores para os Jogos. Agora, com o apoio da Alerj, vamos conseguir acessar diversos dados e levá-los ao público que está interessado em desenvolver pesquisas e políticas publicas e mediações de acesso ao mercado, que esse setor produtivo tanto precisa para crescer. Nosso objetivo é fortalecer toda a cadeia produtiva da agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro. Com esses dados conseguimos reunir atores e trazer recursos e apoio para essas ações”, afirmou Richard Smith, analista de Conservação da WWF-Brasil e coordenador executivo da iniciativa Rio Alimentação Sustentável.

Próximos encontros

No dia 15 de fevereiro, das 10h às 13h, será realizada a 1ª Reunião Geral do Fórum de 2017. Na ocasião, subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, vai falar sobre a parceria estabelecida com a Emater, além de apresentar os resultados de 2016 e o trabalho que será realizado em 2017.

Já a próxima reunião da Câmara Setorial de Agronegócios está marcada para o dia 15 de março, das 10h às 12h.