Mapa identifica o potencial de economia com a coleta de água da chuva dos telhados da cidade

A Prefeitura do Rio lançou, no último mês de dezembro, o Mapa de Uso de Água de Chuva, que mostra o potencial para coleta de água da chuva do município.
O sistema permite à população conhecer o quanto é possível economizar, no seu edifício ou casa, com a implementação de um sistema de coleta de água de chuva dos telhados. A água pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como regar plantas, limpar casas e carros e ser usada nas descargas. O projeto foi concebido pelo Rio Resiliente, departamento de resiliência da prefeitura, em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP) e com o PENSA - Sala de Ideias, equipe de Big Data da prefeitura. De acordo com o estudo, o potencial de economia na cidade com o reúso da água de chuva é de 25%.

Para o mapeamento, o Rio Resiliente utilizou os dados de chuva das estações pluviométricas do Sistema Alerta Rio, entre 2010 e 2015. O Instituto Pereira Passos (IPP) - órgão de pesquisa e informação sobre a cidade do Rio de Janeiro – forneceu a base cartográfica dos telhados de todas as edificações da cidade do Rio, o que permitiu o cálculo de potencial de coleta de água de cada edifício com apoio do PENSA e da TerraGIS Geoprocessamento. O projeto também teve apoio técnico da Riobus.

A população pode ter acesso ao Mapa de Uso de Água de Chuva no site http://portalgeo.rio.rj.gov.br. Para descobrir informações sobre o potencial de coleta do seu telhado, basta encontrar sua casa ou edifício no mapa 3D da cidade e verificar a intensidade de azul na área: quanto mais forte a cor de azul, maior o potencial. Ao clicar em cima do telhado no mapa, é possível verificar as médias mensal e anual da capacidade de coleta de água na edificação.

Para acessar a tabela é preciso desabilitar a proteção de segurança do seu navegador para o site (o ícone para esta configuração aparecerá automaticamente, ao entrar no site, na barra de endereço do navegador ou na parte inferior da tela).

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro