Encontro sobre inovação quer contribuir na redução de custos das secretarias estaduais

Um dia dedicado à inovação e a troca de experiências e informações. Na próxima segunda, dia 19 de dezembro, o Startup Rio, projeto da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação lançará, no Museu do Amanhã, o Desafio Startup Rio a empreendedores interessados em desenvolver ideias para a melhoria na qualidade do serviço e redução de custos na saúde, na segurança públicas, na educação, no transporte público e na fazenda.

Para isso, cada secretaria estadual apresentará um problema de sua área de atuação a ser solucionado e encomendará soluções tecnológicas às empresas nascentes de base tecnológica. Entre os desafios estão a gestão de estoques de remédios (Secretaria da Saúde); o controle da presença dos alunos nas escolas (Secretaria da Educação); e a melhoria no sistema de arrecadação de impostos (Secretaria da Fazenda). Os interessados terão três meses para  submeter o seu projeto à avaliação. A melhor ideia selecionada irá dispor de seis meses para desenvolvimento. “O objetivo principal de todo empreendedor é captar clientes. O desafio foi criado com esta finalidade, e é uma nova etapa do programa Startup Rio. Esse modelo de encomenda foi a principal estratégia de tração para polos de referência em tecnologia como o Vale do Silício, na época da Guerra Fria”, ressaltou o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Otakar Guilherme Svacina.

Em paralelo, outras atividades como o Demo Day exibirão as ideias mais promissoras do cenário digital do estado a representantes dos poderes Executivo e Legislativo, aceleradoras, investidores, incubadoras, empreendedores e empresários das 20 startups que mais se destacaram no programa em 2016. “O Startup Rio tem um papel fundamental no ecossistema carioca, pois possibilita que os empreendedores tenham a oportunidade de desenvolver suas ideias e criarem seus produtos. Isso merece uma celebração e o evento no Museu do Amanhã será uma oportunidade de eles apresentarem suas startups ao mercado. A associação faz questão de apoiar encontros como este em todo país e esse reforça o Rio de Janeiro como um dos protagonistas no cenário de inovação do país”, destacou Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

O encontro também contará com debates para promover a troca de experiências e uma mesa redonda com o tema “O Estado Amigo das Startups. Qual é o papel do poder público no ecossistema de inovação e startups do Rio de Janeiro?”

Entre os palestrantes convidados estão a presidente do Gávea Angels, Camila Farani, uma das pioneiras na cena de investimento-anjo no Brasil. Também já confirmaram presença o presidente da Faperj, Augusto Raupp, o superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez e o deputado federal Otavio Leite.

No encerramento da conferência, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) entregará aos vencedores o Prêmio Assespro 40 anos. O prêmio homenageia as personalidades que mais se destacaram em 2016 por suas contribuições ao segmento de tecnologia e inovação no Rio de Janeiro. A premiação é aberta ao público e para participar é preciso se inscrever.

“Temos boas perspectivas pela frente para o setor porque a tecnologia e o empreendedorismo são vetores que podem tirar a gente da crise, o que se traduz em oportunidade . É um bom momento para as startups e também na área de cidades inteligentes, por exemplo”, disse Marcio Lacs, presidente da Assespro-RJ.

Serviço: "Desafio Startup Rio"

Data: Segunda-feira (19/12)

Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro