Fórum debate aperfeiçoamento da lei estadual de inovação tecnológica

A Câmara Setorial de Tecnologia se reuniu nesta quinta (08/12), no Conselho Regional de Contabilidade, para dar prosseguimento ao debate sobre o novo marco legal da inovação estadual.

O encontro, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) envolveu os atores do ecossistema para traçar um cronograma de trabalho que vai reunir as sugestões que serão entregues ao Poder Executivo e posteriormente apresentada à Alerj.

Ficou combinado que o teor dos encontros será estabelecer uma base comum de conhecimento a partir dessa interação entre os atores do sistema para só então realizar uma reunião técnica que discuta as sugestões de modificação no texto do anteprojeto de Lei.

“Vamos, no primeiro momento, fazer um levantamento de informações, verificar a legislação de outros estados e analisar o que pode ser aproveitado. O passo seguinte é pensar estrategicamente o que a gente quer e quais são as questões importantes que precisam estar contempladas. Após esse trabalho, analisaremos o texto item a item”, sugeriu Paula Gonzaga, da Rede de Tecnologia e Informação do Rio de Janeiro (Redetec)

A próxima reunião de Câmara de Tecnologia está marcada para o dia 2 de fevereiro. Neste encontro será apresentada uma comparação entre a lei estadual de inovação tecnológica em vigor aqui no estado e o novo marco legal federal. Está prevista a publicação da regulamentação do marco federal ainda para dezembro. Caso isso ocorra a regulamentação também será analisada no encontro. "Importante é que consigamos reunir os atores do sistema estadual para que com a experiência que possuem na ponta possam ajudar a construir uma legislação que fato impulsione e aprofunde a relação entre as empresas e as universidades no estado", afirma a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.