Transição energética e suas oportunidades são tema do Rio em Foco

O setor energético vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos impactando na evolução dessa indústria tanto em termos tecnológicos e econômicos como organizacionais. No centro dessas mudanças está a substituição da energia fóssil (gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral), pelas fontes de energia sustentáveis (sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica), a chamada transição energética. Esse é o tema do Rio em Foco desta segunda-feira (28/11), que recebe o engenheiro eletricista, membro do grupo de economia da energia da UFRJ, Renato Queiroz, e o cofundador da Insolar, negócio social que promove a democratização da energia solar, Henrique Drummond. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“Mudança sempre é difícil e não vamos conseguir de uma hora para outra. Porém, o Brasil é um país privilegiado, um case mundial com as hidrelétricas. Também temos mais vento do que na Europa, além da insolação permanente. Acredito que a geração distribuída, como em condomínios, por exemplo, é o grande caminho para a energia solar, que ainda é muito cara”, afirma Renato Queiroz.

 Segundo especialistas, para evitar os altos custos no desenvolvimento econômico e uma modificação radical no padrão de consumo vigente, é necessário investir em tecnologia visando expandir a oferta.

“Essa é a grande oportunidade de novas empresas surgirem. Atualmente muitas startups estão trabalhando nesse sentido, assim como as grandes empresas estão buscando entender esse novo mercado que está surgindo. Muitas também têm trabalhado em conjunto, o que é bom porque as startups oxigenam as grandes empresas e essas últimas ajudam a enfrentar gargalos como investimento e infraestrutura”, explica Henrique.

O programa Rio em Foco foi ao ar no dia 28/11, às 22h. Você pode assisti-lo em nosso canal no Youtube: Planejamento energético brasileiro para os próximos anos ou nas reprises na TV Alerj (Canal 12 da NET), no sábado (03/12), às 17h, e domingo (04/10), às 20h.