Artesanato entra no roteiro turístico do Rio de Janeiro

Nem só de belas paisagens vive o turista que visita o Rio de Janeiro. As compras também fazem parte da agenda do visitante. Por isso, a Secretaria de Turismo reuniu as principais organizações do setor no espaço TurisArte, em Botafogo, para apresentar o mais novo showroom de artesanato de capital carioca. No local, organizado pelo Programa de Artesanato do Estado, representantes de 26 municípios fluminenses expõem e comercializam peças exclusivas.

O objetivo é incluir o Espaço TurisArte nos roteiros turísticos das agências e dos guias que atuam na cidade. Além de ajudar a gerar renda aos profissionais do artesanato e colaborar para o desenvolvimento regional, a proposta atende a uma demanda frequente dos visitantes, que querem levar lembranças da viagem ao Rio.

Referência no setor empresarial turístico, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) é grande parceiro da Secretaria de Turismo.

“O Rio CVB tem um trabalho forte na captação de turistas para o Rio. Além de congressos e workshops, realizamos um trabalho com agentes de viagens do Brasil e do mundo”, explicou a gerente de Turismo e Incentivo do Rio CVB, Marcia Pessôa.

Boas lembranças

Segundo Salvador Saladino, presidente do BITO (Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional), o artesanato desperta o interesse de turistas estrangeiros: “Eles veem na peça artersanal uma lembrança do local”, afirmou Saladino.

De acordo com o agente de viagem Sidiel Cândido, o TurisArte torna-se mais um item a ser apresentado ao turista que vem à capital. “Ao ver as obras e seus valores, pude perceber a importância do espaço. É algo que agrada o guia, o artesão e todo o segmento”, disse Cândido.

Fonte: Diário Oficial

Foto: Clarice Castro

Veja mais:

Rio cria novos espaços para o artesanato

Sebrae inaugura Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro