Investimentos públicos e privados estimulam inovação no estado do Rio

Nunca se falou tanto sobre a importância de promover a inovação e a necessidade constante de se investir em tecnologia em busca de melhores produtos, serviços e processos. Em um mercado globalizado, não há tempo a perder. Por isso, a criação de um ambiente favorável, que fomente a inovação, seja por linhas de financiamento públicas ou privadas, tornou-se primordial para o desenvolvimento da competitividade nos negócios do estado do Rio. Esse é o tema do Rio em Foco dessa segunda (3/10), que conversa com Gabriela Padilha, especialista em inovação da Firjan, e o empresário Marcius da Costa, que criou a empresa Fumajet.

“Inovar no Brasil é acordar todo o dia para um novo desafio. O tempo é cruel e a burocracia é uma grande inimiga. Sem o apoio de agências de fomento do governo seria inviável para os micros e pequenos empresários investirem em inovação, mas a questão da burocracia ainda precisa ser revista”, afirmou Marcius, que desenvolveu seu negócio por meio de uma incubadora e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e hoje, após quatro anos, emprega 40 pessoas e devolveu aos cofres públicos o dobro em impostos.

Segundo uma recente pesquisa divulgada pela Firjan, a Faperj é considerada a principal agência na captação de recursos, sobretudo pelo perfil dos editais lançados nos últimos anos, com recursos não reembolsáveis. Porém, o mesmo estudo apontou que 61% das empresas, que utilizaram capital misto (privado + público) inovaram, contra 45,2% das que utilizaram apenas capital público.

“A gente acredita que há mais comprometimento quando o capital é misto. Quando a empresa investe, ela assume o risco junto e vai tentar se estruturar melhor, inclusive em relação aos gargalos como a prestação de contas”, explicou Gabriela.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), com reprises no sábado (08/10), às 17h, e domingo (11/07) às 20h. Na terça-feira ele pode ser acessado pelo site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br