Consórcio entre universidades e institutos de pesquisa pode alavancar competitividade dos municípios fluminenses

O desequilíbrio entre a oferta de cursos nas universidades no estado e as necessidades e demandas do setor produtivo é um desafio a ser solucionado visando o desenvolvimento econômico e social, além de dar competitividade aos municípios fluminenses. A constatação foi feita nesta sexta (30/09), pelos membros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, durante a reunião realizada na Universidade Cândido Mendes. No encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), também foi sugerida a criação de um consórcio entre universidades e institutos de pesquisa para buscar propostas que possam ajudar a alinhar as vocações regionais com a capacitação de pessoas.

“Hoje há uma grande distância entre as universidades e as empresas. Publicamos muito, mas nada que impacte de verdade o mercado. Essa relação do setor produtivo com o meio acadêmico é praticamente inexistente no Rio de Janeiro. A Alerj pode facilitar essa articulação para a criação de um plano estratégico em conjunto. Porque ao aumentarmos a competitividade dos municípios, aumentamos a competitividade das empresas”, afirmou Paulo Alcântara, presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), que propôs como ações do consórcio, a elaboração de um mapa da demanda de cursos técnicos no estado, um mapa do grau de maturidade das empresas e outro com as potencialidades das universidades. A ideia é, ao final desse trabalho, produzir um documento com orientações para os novos prefeitos e gestores públicos na elaboração de políticas públicas que levem ao desenvolvimento regional.

“Os municípios tendem a ver as universidades apenas como sala de aula, como formação profissional e não enxergam a verdadeira contribuição que o meio acadêmico pode trazer. Precisamos ser criativos nessa parceria já que, devido à crise, temos algumas limitações”, disse Tatiane Alves, coordenadora adjunta de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj.

O estado do Rio de Janeiro possui 17 universidades e 26 institutos de pesquisas que serão convidadas a fazer parte do consórcio por meio de um seminário a ser realizado em novembro na Alerj, além de reunir também o setor produtivo e suas representações. O próximo encontro da Câmara Setorial está marcado para o dia 20 de outubro, quando serão definidos a programação e painéis do seminário.