Caderno de Cultura do Estado será lançado em dezembro na Alerj

Apontar as vocações culturais de cada município do estado do Rio de Janeiro, transformando-as numa base de dados que poderá ser utilizada no incentivo a preservação e desenvolvimento cultural e econômico em cada região. Esse é o intuito do Caderno de Cultura do Estado, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A publicação, com data de lançamento prevista para o dia 13 de dezembro, teve o seu cronograma definido nesta quinta (29/09), durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ).

“O conteúdo produzido pelas universidades tem de retornar à sociedade. O Caderno de Cultura ajuda a orientar as atividades e reforça a necessidade de se pensar a cultura como um fator de desenvolvimento local, e de fomento à economia”, afirmou Glaucio Marafon, professor de geografia da Uerj e editor executivo da editora da universidade do estado do Rio de Janeiro (EDUERJ) , que coordenou o projeto.

O estudo teve como base o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela secretaria estadual de Cultura em parceria com a Petrobras, que registrou as manifestações mais importantes como festas tradicionais, festivais de cultura, patrimônios, artistas e personagens. A partir dessas informações, um grupo de 15 estudantes do curso de geografia da Uerj foi a campo e elaborou um instrumento que vai além de uma análise territorial, podendo ser utilizado por gestores públicos na organização de roteiros turísticos e na projeção de planos para fomentar a cultura e valores locais. O conteúdo final foi amplamente debatido com os secretários municipais de cultura que contribuíram com sugestões para elaboração de políticas públicas na área.

O Caderno de Cultura faz parte de uma trilogia de publicações que inclui também os Cadernos de Turismo - link e de Esportes - link, todos em parceria com a Uerj. Segundo Gláucio Marafon, a cultura, junto com o turismo e esporte são fundamentais na criação de uma identidade local podendo contribuir para a geração de renda nos municípios contribuindo para o recebimento de turistas e desenvolvimento local.

“Ao longo do tempo, vimos que as atividades vão se sobrepondo e a ideia é juntar os secretários municipais de cultura, turismo e esportes na próxima reunião para colocar os três mapas em perspectivas e saber como se cruzam. Precisamos pensar em como promover essas atividades no interior do estado”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.