Investimento do BID vem contribuindo para dinamizar setor de rochas ornamentais

O investimento no Design atrelado a uma ação intensa para inovar na produção, reduzindo o impacto ambiental na extração de pedras ornamentais e melhorando as condições dos trabalhadores é a receita do Rio de Janeiro para ampliar a participação do setor na economia fluminense. No Rio em Foco desta segunda-feira, a subsecretária de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedeis), Dulce Ângela, e o coordenador da Construção Civil do Sebrae-RJ, Marcos Vasconcelos, falam sobre os investimentos que tem contribuído para este avanço e os resultados colhidos até agora. "Este ano o setor apresentou uma manutenção de postos de trabalho na Região Noroeste, mais especificamente em Itaperuna, o que para nós é um resultado positivo", destaca a subsecretária, que enumerou as leis aprovadas nos últimos anos pela Alerj que ajudaram no crescimento do setor. "O tratamento diferenciado tributário e outras duas que deram mais dinâmica a questão ambiental contribuíram sobremaneira para avançarmos, mas ainda precisamos de investidores”, avalia Dulce.

 No programa, os entrevistados falaram também da parceria entre o governo do estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o papel deste investimento para elevar a qualificação dos profissionais, ampliar as parcerias e a divulgação das marcas, bem como dinamizar o setor. "Foi criada uma governança com foco na solução dos gargalos e temos avançado muito", explica Vasconcelos. 

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado às 17h e domingo às 20h. A partir de terça-feira (27/09) ele também pode ser assistido na íntegra aqui no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br