Com crescimento apesar da crise, comércio digital requer investimentos em segurança e logística para seguir competitivo

Mesmo em ano de crise, o comércio eletrônico ou e-commerce continuou crescendo. O Rio de Janeiro ocupa a segunda colocação no ranking deste setor, que apresentou crescimento de 46% em 2015. Apesar do crescimento, o Convênio 93/2015 assinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no passado, mudou a forma como o ICMS é cobrado de empresas de a e-commerce e trouxe insegurança e dúvidas para empresários do setor. O Rio em Foco desta semana (12/09) conversa com o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), Rodrigo Bandeira Santos e Aryane Freitas, gerente administrativa da empresa de consultoria tributária Correia e Lopes que esclarecem os principais pontos da nova regulamentação e os desafios do setor.

“O Rio de Janeiro tem um potencial enorme para o comércio eletrônico, com grandes empresas já estabelecidas aqui e indústria da moda investindo forte neste segmento, mas para continuar competitivo o estado precisa investir em segurança”, aponta Rodrigo.

Os entrevistados são unânimes em afirmar que as novas regras tributárias trouxeram mais custos e burocracia e que “o consumidor já está pagando essa conta, com produtos até 10% mais caros”. Aryane explica detalhes das novas regras e dá dicas para quem quer lançar seu comércio online mas está inseguro sobre as regras fiscais: “É preciso estar atento às regras de outros estados. A parte fiscal e tributária tem que ter toda uma atenção especial para que o empresário não pague multas e veja aumento nas suas despesas. ”

Os especialistas também deram dicas para que o consumidor pode se prevenir e fazer compras online com mais segurança. O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado às 17h e domingo às 20h. A partir de terça-feira (12/09) ele também pode ser assistido na íntegra aqui no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br