ALERJ sedia etapa de concurso que revela talentos da moda engajados socialmente

Profissionais e empreendedores da indústria da moda estão buscando cada vez mais uma perspectiva mais sustentável para o setor. Com o objetivo de debater os desafios de inovar, e apresentar ações que estão contribuindo para pensar moda e estilo mais sustentáveis, a Assembleia Legislativa (Alerj) sediou nesta quinta-feira, (08/09), o debate “Novos Valores; responsabilidade social na moda”, mediado pela subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, a jornalista Geiza Rocha. O evento é uma das etapas do Prêmio Rio V.I.E.S Moda deste ano, que destaca iniciativas alinhadas a novas formas de consumo e ao aumento do valor agregado dos produtos e serviços éticos, social e ambientalmente responsáveis. As inscrições vão até o dia 11 de setembro e podem ser realizadas através do link - http://www.rioviesmoda.com.br/ 

“O desejo de se ter um determinado tipo de produto se deu muito, ao longo da história, por identificação e atribuição de status. Então, como dizer para um consumidor que passou a poder comprar aquele produto, que ele deve optar pela redução de consumo e pela sustentabilidade ainda que ela custe mais”, ressaltou Patrícia Sant’ana, do Fashion Revolution (https://youtu.be/FWJKnoDHXd4) , movimento que visa a tornar o mercado fashion mais humano e sustentável, promovendo workshops e palestras sobre o tema.  “A maneira de convencer esse consumidor hoje é mostrando para ele que as práticas das grandes empresas da indústria da moda hoje não são condizentes com os seus valores, são práticas que provavelmente ele não concorda”, completou Patrícia.

Oferecer para o consumidor consciente novas opções é o objetivo da ONG Pipa Social, que promove a qualificação de empreendedores de baixa renda em design de moda. Sua diretora, Helena Rocha, destacou a importância da engajar quem compra, por meio da transparência: “Junto com as roupas que vendemos mostramos quem fez, qual a sua história e que a sua compra está incentivando uma cadeia de produção consciente, que não usa trabalho escravo ou de crianças”. Também com o objetivo de estimular o consumo consciente, está o Fler Moda, que vai lançar um guia online sobre moda durável e criativa. A receita da jornalista Manoela Castro é apostar no poder de divulgação de atores e celebridades por meio da experiência de com uma peça de roupa construir três looks diferentes sem a ajuda de profissionais da moda. “Nosso guia tenta mostrar que para se vestir do jeito que você quer, você não precisa comprar mais, mas ser criativo com o que tem. Usamos as pessoas famosas para que a mensagem seja difundida mais rápido. Temos que acreditar no poder da comunicação”, ressaltou.

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