Megaeventos esportivos podem alavancar a indústria audiovisual do estado

Que as Olimpíadas deram visibilidade ao Rio de Janeiro ninguém pode negar, e as consequencias disso são enormes. No setor audiovisual, a expectativa é que até o fim desse ano o número de solicitações de filmagens ultrapasse o de 2014, quando foi registrado um aumento de mais de 50% nesses pedidos. O Rio em Foco dessa segunda (05/09) conversa com Felipe Lopes, coordenador geral da Film Office, órgão da Secretaria de Estado de Cultura, para falar de como o Rio pode continuar surfando nessa onda, alavancando o setor audiovisual internamente, além de como abrir portas para a internacionalização.

“O setor na cidade do Rio de Janeiro já está estabelecido. Precisamos agora trabalhar e identificar outros municípios com esse potencial para pensar de forma integrada todo o estado. Temos bons exemplos em Barra do Piraí, Nova Friburgo e Região dos Lagos e também vejo boas possibilidades para a Baixada Fluminense”, destaca Felipe.

O estado do Rio emprega nada menos do que 4700 pessoas no setor audiovisual, o que corresponde a mais de 10% dos profissionais do Brasil. Segundo Felipe, a capacitação é uma peça-chave para o crescimento dessa indústria. “Tivemos um aumento na oferta de cursos superiores de cinema no estado nos últimos anos, além de cursos livres. A formação técnica também é muito importante nesse segmento que integra diversos setores. Acredito que a economia criativa pode ser um caminho para sairmos da crise porque ela traz a oportunidade de desenvolver outros setores como o turismo, a logística, assim como o comércio local com a alimentação e até mesmo a indústria têxtil”, explica.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado às 17h e domingo às 20h. A partir de terça-feira (06/09) ele também pode ser assistido na íntegra aqui no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br