Rio em Foco traz para discussão os desafios e oportunidades pós-olimpíadas

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegaram ao fim e vão deixar saudades. Foram 16 dias de pura emoção. A pergunta que fica agora faz referência ao famoso samba-enredo: como será o amanhã? Para buscar essa resposta, o Rio em Foco cobriu com exclusividade o Segundo Simpósio Internacional Pierre de Coubertin, que reuniu pesquisadores do mundo todo e membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para debater assuntos como os impactos socioeconômicos, políticos e ambientais dos Jogos. Na próxima semana, o segundo programa realizado a partir da cobertura do seminário vai ao ar na segunda-feira (29/08), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net).

“Desde a independência do Brasil, essa é a primeira vez que o Rio de Janeiro tem um mapa de transportes, com transporte público de qualidade para grande parte da população. Acredito que a mobilidade foi o principal ganho do Rio com as Olimpíadas. Foram investidos US$11 bilhões com a criação de várias linhas do BRT, a renovação de grande parte do metrô e a nova linha 4, além do VLT no Centro da Cidade”, afirma Philippe Bovy, conselheiro do COI.

Para os próximos Jogos, o COI definiu uma série de diretrizes priorizando a sustentabilidade e o legado para as cidades-sede. O alto custo da viabilização do megaevento também está em xeque.

“A Olimpíada do Rio foi a última a ser realizada nesse modelo. Existe uma preocupação em reduzir os gastos priorizando a sustentabilidade e o meio ambiente”, explica Luiz Carlos Pessoa Nery, Doutorando em Gestão Esportiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), citando a Agenda 2020, documento que define 40 diretrizes para o futuro dos Jogos.

O legado esportivo também foi lembrado no evento. Segundo Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), é preciso pensar na criação de uma Política Nacional do Esporte para desenvolver o alto rendimento e deixar com as secretarias e as escolas o trabalho de base.

“Não adianta pensar em talento se não dou a oportunidade de as crianças conhecerem e vivenciarem as modalidades esportivas. Também é importante pensar o esporte como um fator importante na contribuição da qualidade de vida e saúde”, explicou Steinhilber.

Já para Maureen Flores, doutora em políticas públicas estratégicas de desenvolvimento da UFRJ, o grande desafio será manter o esporte na agenda política.

“Nos últimos dez anos o Brasil teve financiamentos federais e estaduais para a inovação do esporte. Os Jogos foram a catapulta para que isso acontecesse, mas e agora? Será que o esporte vai se manter em pauta?, questiona.

O Programa Rio em Foco tem reprises no sábado às 17h e domingo às 20h. A partir de terça-feira (30/08) ele também pode ser assistido na íntegra aqui no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br

Saiba mais sobre o primeiro programa do Simpósio Internacional Pierre de Coubertin clicando aqui - link

Assista à íntegra do primeiro programa- link