Plataforma de informação e cooperação entre pesquisadores do Brasil e da União Européia é apresentada no Fórum

Disponibilizar ferramentas que forneçam acesso às informações e aos serviços para quem deseja estudar e desenvolver pesquisas na Europa é o objetivo da Euraxess Links. A iniciativa da União Européia está presente no Brasil desde 2003, auxiliando o desenvolvimento de carreira de pesquisadores brasileiros e promovendo o intercâmbio entre estrangeiros que desejam estudar e trabalhar no país. Membros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniram nessa sexta (29/07), no auditório do CRC-RJ, para conhecer um pouco mais sobre a Euraxess e fundos de financiamento disponíveis pela Comissão Européia.

“A mobilidade, a oportunidade de morar e estudar fora, é uma grande vantagem para os pesquisadores. Queremos ajudar os brasileiros a desenvolver pesquisas da Europa, assim como os europeus a virem para o Brasil. Sabemos que ainda existem barreiras e nosso intuito é facilitar o acesso de pesquisadores e instituições de pesquisa à União Européia, para isso, disponibilizamos informações. Não há dinheiro envolvido, mas apresentamos todos os financiamentos existentes, consolidando todas as chamadas abertas, e explicamos como inscrever-se neles”, explicou Charlotte Grawtiz, representante da Euraxess Links no Brasil.

Durante a apresentação, Charlotte apresentou o trabalho da Euraxess e suas quatro ferramentas: A Jobs (base de dados com oferta de vagas de emprego na área de pesquisa e financiamentos, com cerca de 40 mil vagas ao ano), Services (centro de serviço com mais de 600 pessoas em 40 países com informações sobre estadia, visto, escola para filhos, por exemplo), Rights (cuida dos direitos como pesquisador e deveres como recrutador) e a Links.

“Um dos objetivos da União Européia é a livre circulação do saber e do conhecimento. Queremos que a Europa se torne um destino atrativo para a pesquisa e inovação e para que isso seja possível, a Links disponibiliza informações em seu site (http://brazil.euraxess.org) e na sua página no Facebook (Euraxess Links Brasil), além de publicações", informou Charlotte, que apresentou, ainda, o programa de fomento Marie Sklodwska-Curie Actions (MSCA), que promove a mobilidade transnacional, intersetorial e interdisciplinar para doutorandos em diante, em todos os níveis de experiência para todas as áreas de conhecimento e inovação.  Outro fundo apresentado foi o European Research Council (ERC) para pós-doutorado, liderado por cientistas, e que acabou de ter seu orçamento de 2016 aprovado em dois bilhões de euros. Conheça mais sobre o programa de fomento MSCA - Link

“Identificar as principais agências de fomento mundiais é de extrema importância nesse momento em que, com a crise estadual e federal, as universidades públicas não têm dinheiro nem para os seus custeios, muito menos para o desenvolvimento de pesquisa e inovação. É preciso procurar outras fontes para isso. A ideia é fortalecer essa discussão na Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica para o segundo semestre”, afirmou Paulo Alcântara, presidente da Associação Brasileira de Educação.

Clique aqui para acessar a apresentaçãolink