Especialistas indicam reversão na expectativa para setor de petróleo e gás e vêem novas oportunidades

O Rio de Janeiro concentra mais de 60% da produção total de petróleo e gás do país, sofrendo com a queda mundial no preço do barril e a crise político-econômica que afeta o país. A boa notícia é que, segundo especialistas, há uma reversão de expectativa para o setor, caminhando para novas oportunidades. O Rio em Foco dessa semana conversou com o secretário-geral do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Combustível, Milton Costa Filho, e com o consultor da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, Alfredo Renault, sobre o lançamento do anuário de Petróleo e Gás e os desafios para o futuro (acesse a íntegra do anuário clicando aqui - link).

“Existe uma indicação clara de que o ano de 2016 será de reversão desse mercado. A lei que aprova o fim da participação da Petrobras como operadora única na exploração, com uma participação de pelos menos 30%, é um grande passo. Ela estava atrasando a possibilidade de a sociedade brasileira se beneficiar do segmento”, explica Alfredo.

Segundo Milton, além da mudança na legislação, os desafios para o futuro são a retomada do calendário de leilões, a revisão da política local, a aceleração do licenciamento ambiental e o investimento na competitividade. “Estamos otimistas com as mudanças em curso e já vemos uma movimentação no segmento. O Brasil é o 5º maior mercado mundial de derivados do petróleo. A área de gás e líquidos vai gerar novas oportunidades, com novos modelos de negócios, possibilitando a criação de novos empregos”, afirmou Milton, que aponta a saída da Petrobras de vários negócios como uma sinalização positiva.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado (30/07), às 17h, e domingo (31/07) às 20h. Assista à íntegra do programa aqui - link