Soluções tecnológicas para a despoluição da Baía de Guanabara e do Complexo Lagunar da Barra serão temas de debate na Alerj

Conhecer os planos de despoluição da Baía de Guanabara e do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca pós-Olimpíadas e as soluções tecnológicas que podem dar conta desse desafio é o objetivo do debate que o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, irá promover na próxima quinta-feira, às 9h30, no plenário da Casa.

Na ocasião, o secretário de Estado do Ambiente, Andre Corrêa, fará uma exposição sobre o Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), e falará sobre o estudo que está sendo concluído sobre a governança da Baía. Corrêa também irá explicar como está sendo desenhada a parceria público-privada na área de saneamento. Já as formas de cooperação com o governo federal para solucionar o problema também estarão em pauta com a presença de Sergio Gonçalves, diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. 

Para o deputado Nivaldo Mulim (PR), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, que também fará parte da mesa no evento, as medidas tomadas até o momento pelo governo do estado são insuficientes. "A eco barreira, eco gari e ecoponto são medidas paliativas, só resolvem de 10 a 20% do problema. É preciso cuidar dos 55 rios, que passam por 15 municípios e deságuam na Baía de Guanabara", destacou. 

Caberá a David Zee, oceanógrafo e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca-RJ apresentar o painel sobre os equipamentos e soluções inovadoras que já obtiveram êxito Brasil afora e que podem ajudar na despoluição e na retomada da prática de esportes náuticos. Já o deputado estadual por São Paulo, Chico Sardelli (PV), falará sobre a experiência daquele estado na despoluição de rios, quais tecnologias foram aplicadas e quais foram os resultados obtidos.

“Precisamos da sociedade ao nosso lado, cobrando dos governos para que a despoluição da Baía de Guanabara e do Complexo Lagunar da Barra aconteça com medidas efetivas. Porém, a nossa participação não pode se limitar a reclamar, mas propor alternativas inovadoras”, explicou David Zee.

Ainda vão compor a mesa o secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro e o Presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck.

Para inscrever-se no evento, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br, informando nome completo e cargo.

Serviço:

“Baía de Guanabara e o Complexo Lagunar da Barra da Tijuca pós-Olimpíadas”

Data: 21/07/2016

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho - Palácio Tiradentes Rua 1º de Março, s/nº - Praça XV - Centro - Rio de Janeiro

Programação:

9h30 – Credenciamento

9h45 – Abertura – Deputado Jorge Picciani

10h –Sergio Gonçalves - Diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente

10h15 –André Corrêa - Secretário de Estado do Ambiente

10h30 –Vicente Loureiro - Diretor-executivo da Câmara Metropolitana

10h45 - Carlos Alberto Muniz  - Secretário Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro

11h – Delair Dumbrosck - Presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca

11h15 – David Zee – oceanógrafo e Vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca

11h30 – Chico Sardelli - Deputado Estadual por São Paulo

11h45 - Deputado Nivaldo Mulim (PR) - Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj