Plataforma de prevenção à violência voltada para a juventude será lançada na Elerj

Os jovens fazem parte do grupo social mais vulnerável quando o assunto é violência, segundo as estatísticas, e por isso podem se tornar grandes aliados na construção de uma cultura de paz. Tendo como foco a prevenção e a redução dos índices de mortalidade e apreensão desse grupo, a Secretaria de Estado de Segurança do Rio Janeiro se articulou com diferentes segmentos governamentais e da sociedade para lançar a plataforma Juventude Segura e articular políticas públicas de segurança que garantam os direitos de crianças, adolescentes e jovens. A iniciativa será lançada na próxima quarta-feira (20/07), às 13h30, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo da série de encontros é a construção de uma agenda prioritária para a juventude. 

 “A ideia é que a Juventude Segura seja uma plataforma dinâmica, em constante construção, tendo os jovens como protagonistas. São eles que definirão os temas a serem abordados e trabalhados em nossos encontros”, afirma Leriana Figueiredo, Superintendente de Prevenção, da Secretaria de Estado de Segurança.

O evento de lançamento reunirá cerca de 40 jovens que atuam em ações sociais nas organizações da sociedade civil parceiras do projeto e contará com a presença do secretário de estado de Segurança, José Mariano Beltrame, do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antonio Cabral, além do superintendente de Cultura e Território, Alexandre Pimentel, na mesa de discussão.

Fazem parte da Plataforma Juventude Segura as seguintes instituições: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Biblioteca Parque Estadual, Conselho Estadual de Juventude, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Esporte,  Lazer e Juventude, Secretaria de Estado de Segurança, Luta Pela Paz, Museu do Amanhã, Instituto  de Desenvolvimento e Gestão, Instituto Bola Pra Frente, Instituto Igarapé, Instituto Masan, Instituto Reação, TV Degase e UNICEF. 

Serviço:

Lançamento da plataforma Juventude Segura

Data: 20/07/2016

Horário: 13h30

Local: Auditório da Elerj – Rua da Alfândega, nº8, 7º andar