Ferramenta que auxilia pesquisadores a captar recursos para estudar na Europa será tema de reunião do Fórum

Estudar no exterior é o desejo de muitos pesquisadores brasileiros. Porém, um dos maiores empecilhos está no custo que isso acarreta. Mensalidades das universidades, além de moradia e alimentação em moedas estrangeiras estão entre os principais gastos. Com o objetivo de promover a mobilidade de pesquisadores, a Comissão Européia criou a Euraxess, uma organização que tem como foco dar suporte e informação para quem deseja desenvolver pesquisas nos países pertencentes à União Européia. Dentre as suas ferramentas está a Euraxess Links. No dia 29/07, a Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Asssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reúne às 10h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), para conhecer a ferramenta e as possibilidades de financiamento disponíveis para programas de doutorado em diante em todas as áreas.

Na ocasião, Charlotte Grawitz, representante da Euraxess Links no Brasil, fará uma apresentação com o tema “Desenvolvimento de Carreiras para Pesquisadores: ferramentas e financiamentos disponíveis pela Comissão Européia”, na qual ela vai explicar como funciona a Euraxess e quais os fundos de financiamentos disponíveis. "Temos debatido no Fórum a importância de as universidades pensarem em formas alternativas de financiamento. E isso passa pela capacitação de seu corpo e pesquisadores. Acreditamos que o conhecimento sobre essa plataforma e as possibilidades de parcerias podem abrir novos horizontes", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Serviço:

“Desenvolvimento de Carreira para pesquisadores: ferramentas e financiamentos disponíveis pela Comissão Européia”

Data: 29/07/2016

Horário: 10h

Local: Auditório CRC-RJ – Rua Primeiro de Março, 33, 18º andar - Centro - Rio de Janeiro