Crise cria oportunidade para indústrias mudarem relação com a sociedade

Novas formas de produzir, consumir e se relacionar de maneira sustentável é o que propõe a economia circular, provocando uma redefinição de valores, onde produtos são vistos como serviços e consumidores como usuários. Para conhecer um pouco mais sobre o tema, o Rio em Foco Tendências dessa segunda (04/07), entrevista a especialista em Meio Ambiente da Firjan, Carolina Zoccoli, e a fundadora da plataforma digital Exchange 4 Change Brasil, Beatriz Luz.

“A economia circular tem o papel de mostrar que é possível produzir e ser sustentável, extraindo o melhor do produto e gerar menos resíduos. É uma oportunidade de produzir de forma diferente, encontrar novos modelos e descobrir novos negócios com potencial competitivo. Precisamos estimular isso e o Rio tem um grande potencial criativo”, afirma Carolina Zoccoli.

Segundo Beatriz Luz, a economia circular surgiu no mundo em um cenário de crise, o que obrigou a indústria a se modificar. “Não estamos mais falando apenas de qualidade e preço, é preciso gerar valor e potencial competitivo. Novos modelos e um novo cenário estão surgindo e as empresas precisam estar ligadas nisso para ganhar competitividade. Quando o setor hoteleiro pensou que seu principal concorrente seria uma empresa digital sem nenhum ativo?”, questiona Beatriz. 

 

Assista ao programa - link