Merconoroeste sedia encontro para a criação de agenda integrada de desenvolvimento econômico

A cidade de Itaperuna é o próximo destino do encontro #SuperaRio. O evento, que está marcado para o dia 24 de junho, às 9h30, ocorrerá durante a Merconoroeste. O objetivo do #SuperaRio Região Noroeste é criar um espaço de escuta ativa e inspiração para o Legislativo, em parceria com a sociedade, elaborar propostas concretas de desenvolvimento regional.

Estão sendo convidados para essa edição do evento, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a InterTV, representantes da Região Noroeste (Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai), deputados federais, prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores da região, além da sociedade civil organizada local e professores das universidades da região. 

 Representantes da FIRJAN, SEBRAE, FAERJ e IFF farão parte do painel “Alternativas e Propostas de Desenvolvimento para a Região Noroeste”. O Coronel Boechat, da Cooperativa Agropecuária de Itaperuna apresentará o painel “Desenvolvimento e Revocacionamento Regional através da Pecuária Leiteira”. "Esse é um tema que foi trazido nas duas ultimas edições do nosso encontro que ocorreram em Friburgo e em Campos. A vocação do estado para a produção leiteira está muito aquém da demanda do mercado consumidor fluminense, e temos uma oportunidade interessante de olhar para esse setor a partir das informações que estão sendo apresentadas nesses eventos para que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) possa pensar em propostas concretas", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. 

Segundo ela, todos os eventos têm como propósito alinhar ações, a partir da interação entre lideranças locais, especialistas e instituições da sociedade civil organizada, visando à criação de uma agenda regional a ser apresentada e debatida pelos parlamentares. O objetivo é identificar as ações que já estão em curso e propor soluções, indo além do raio-X da crise e traçando medidas objetivas, com base no desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental). “O Fórum de Desenvolvimento Estratégico nasceu há treze anos num contexto muito semelhante ao que vivemos hoje, de crise econômica no estado. E o objetivo de trazer a visão e a experiência das universidades e do setor produtivo é o que tem nos movido desde então a aproveitar esse momento que o estado está vivendo para corrigir rumos e aprofundar a reflexão dos parlamentares a respeito dos potenciais de nossas regiões", ressalta o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento, deputado Jorge Picciani.

Para o deputado Jair Bittencourt (PP), que já confirmou sua presença no encontro, "a Região Noroeste possui grande potencial agrícola e é um reconhecido pólo de educação e saúde. O Supera Rio será de muita importância para que neste momento de crise retornemos a uma agenda positiva. O parlamento fluminense, ao reunir as lideranças nesse debate, poderá aprimorar a legislação estadual a fim de melhorar a qualificação profissional da região e ajudar no fomento às vocações locais”, afirma. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sobre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro:

Criado em 2003 pela Alerj, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação constante entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Composto por 39 instituições, o Fórum tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

 

Confira a programação do evento*:

 

24/06 – #SuperaRio Região Noroeste

Local: Merconoroeste – Espaço Unidos BR356 – Km 01

 9:30 – Recepção dos convidados 

10:00 – Abertura 

Mesa de autoridades: Autoridades presentes

10:30 - “Alternativas e Propostas de Desenvolvimento para a Região Noroeste”  

FIRJAN – Antônio Fernando Pinheiro da Silva – COPAPA – Cia Paduana de Papéis Ltda

SEBRAE – Nelson Rocha Filho – Coordenador do SEBRAE – Regional Noroeste

FAERJ - Carlos Alessandre Vieira Seródio - Presidente do Sindicato Rural de Itaperuna 

Instituto Federal Fluminense (IFF) – Prof. Linovaldo Miranda Lemos  – “Noroeste Fluminense: de região problema ao desenvolvimento de suas potencialidades”

11:30 – “Potencialidades e Desenvolvimento Regional”

Cooperativa Agropecuária de Itaperuna – Coronel Boechat – “Desenvolvimento e Revocacionamento Regional através da Pecuária Leiteira”

12:00 – Pinga Fogo

Neste momento, representantes das instituições presentes que se inscreverem terão cinco minutos de fala ao microfone para dirigir propostas à mesa.

 12:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Noroeste

13:00 - Encerramento 

 

*a programação está sujeita a alterações.