Especialistas debatem como o estado pode contribuir para as metas nacionais na redução de emissão de gases

O Brasil faz parte do grupo de 175 países signatários do Acordo Climático de Paris. O documento é o primeiro pacto global que visa a acelerar a redução de emissões de gases de efeito estufa, reconhecendo as mudanças climáticas como uma ameaça urgente à humanidade. Nas metas do Brasil, um dos dez maiores emissores do mundo, está a redução de 37% nas emissões até 2025, e de 43% até 2030, tendo como base os níveis de 2005. A restauração ou recuperação de áreas degradadas também fazem parte dos compromissos nacionais para tornar o país economicamente sustentável. O programa Rio em Foco desta segunda (20/06) reúne o presidente da Bolsa Verde do Rio de Janeiro, Maurício de Moura Costa e a presidente do Conselho deliberativo do Instituto Ethos, Celina Carpi, para falar de que forma o estado do Rio de Janeiro pode contribuir com essas metas.

“Temos uma série de oportunidades no Rio de Janeiro que precisam ser levadas em conta, como a aplicação do código florestal. O Estado tem um papel importante de fomentar isso, inclusive por via do cadastro ambiental rural e a lei do ICMS Verde”, afirma Maurício.

Segundo Celina, o Rio teve o privilégio de ser o primeiro estado brasileiro a ter uma estrutura de repasse de ICMS para municípios baseados em critérios de impacto ambiental e sugere que essa estrutura seja usada essa para incluir o tema no desafio da agricultura integrada, na restauração. “É um sistema que funciona muito bem e já é conhecido como um instrumento de políticas públicas que deu certo. Outro ponto é a diminuição das emissões de carbono. A pergunta para nós, empresários do estado, é como isso impacta em nossos negócios? Precisamos discutir com a Alerj, Firjan e outras instituições que planejam e pensam a economia do nosso estado quais setores vão ter que fazer investimentos, dar uma contribuição para essa redução sem afetar o nosso crescimento econômico”, explica.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado (25/06), às 17h, e domingo (26/06) às 20h. Na terça-feira ele pode ser acessado pelo site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br

 Assista ao programa - link