Alerj promove palestra “Desperdício Zero” visando a estimular o consumo consciente

Segundo dados da ONG World Wide Fund for Nature (WWF), a humanidade já consome 50% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor, fazendo com que sejamos obrigados a repensar nossos comportamentos e a comprar de forma responsável. Nas finanças pessoais também podemos ser sustentáveis. Ao diferenciar desejo de necessidade passamos a consumir de forma consciente, evitando o desperdício e acúmulo desnecessários, facilitando o cumprimento do orçamento familiar. Dando continuidade a implantação do seu Programa de Educação Financeira, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove no dia 21 de junho, das 9h às 11h, a palestra “Desperdício Zero”, no Auditório Nelson Carneiro. O encontro é promovido pelo Comitê de Implantação da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), em parceria com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-RJ, e a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ).

Planejar as compras, avaliar os impactos do consumo para a sociedade e o meio ambiente, separar o lixo e reutilizar produtos são algumas ações que fazem parte do consumo consciente e apenas a destinação incorreta do lixo gera um desperdício de R$ 8 bilhões por ano ao Brasil. “Para um consumo sustentável é preciso entender e conhecer o produto, saber se as embalagens são realmente sustentáveis ou não, por exemplo. Existem embalagens que são recicláveis, mas a sua reciclabilidade é inviável. Precisamos ter a consciência de que nossas ações e atitudes podem de fato contribuir com a sustentabilidade do planeta para seguir em busca da meta de chegarmos ao lixo zero”, afirmou Edson Freitas, presidente do Instituto Lixo Zero do Rio de Janeiro, que fará uma apresentação no evento. O professor da UFRJ Luiz Antônio Leal, do CRC-RJ, e o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, também participarão do encontro.

O Programa de Educação Financeira da Alerj tem como objetivo oferecer uma capacitação permanente aos funcionários da Casa a respeito da educação financeira, e de como eles podem desenvolver seus planejamentos financeiros pessoais olhando para aspectos como desperdício, seguros, previdência e investimentos. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho pelo link: http://migre.me/u2Ddv‪#‎LixoZero

 

Serviço:

Palestra Desperdício Zero

Data: 21/06 

Horário: 9h às 11h

Local: Auditório Nelson Carneiro – Rua Dom Manuel, s/nº, 6º andar – Centro. (Anexo ao Palácio Tiradentes)