Articula Maré une instituições e propostas em torno de empregabilidade e renda

A reunião do Fórum Articula Maré desta quarta (15 de junho) reuniu um grupo de instituições alinhadas em suas propostas, permitindo a criação de um grande círculo de oportunidades. Representantes da Federação das Associações dos Moradores de Favelas do Município do Rio de Janeiro (FAF-RJ), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), Associação de Moradores do Piscinão de Ramos e o Programa Caminho Melhor Jovem foram alguns dos presentes ao evento e assistiram a apresentações da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), da Escola de Talentos e do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes (SindRio). “Neste encontro vimos que há grandes possibilidades para expandir e dar continuidade às ações já iniciadas pelas instituições. É preciso apenas estimular a interação”, disse a subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

 Davi Trindade, da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), fez uma apresentação sobre planejamento financeiro, destacando a importância de prever despesas, evitar a impulsividade e fazer reservas de recursos. Ele falou também sobre o concurso “Meu Pé de Meia” que premiará vídeos e posts no Facebook com o tema “Orçamento Doméstico”. A iniciativa tem o objetivo de disseminar conteúdo sobre o assunto e ressaltar a importância do orçamento doméstico. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e a participação é livre. Os três vencedores de cada categoria ganharão um iPad Air, um iPad Mini e um iPod touch, respectivamente.

Em seguida, Adolfo Beder apresentou o trabalho de capacitação da Escola de Talentos, que começou com um curso de gastronomia e hoje oferece mais de 40 cursos, abrangendo também as áreas de informática, telemarketing, administração e cursos técnicos em parceria com o SENAC, todos gratuitos. Adolfo foi convidado para participar do grupo pela representante do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Diana Santos, que anunciou a parceria com a Escola de Talentos para encaminhar as pessoas que trouxerem seus currículos para a ação de empregabilidade que será realizada no dia 29/6, de 9h às 13h, na estação da SuperVia em Bonsucesso. Segundo Diana, os perfis que precisem de capacitação serão encaminhados à Escola. O sindicato busca moradores da cidade do Rio, entre 18 e 45 anos, com pelo menos seis meses de experiência, para vagas operacionais. 

Carlos Virtuoso, do CRC-RJ, falou sobre o programa de voluntariado da instituição, que oferece curso gratuito de educação financeira e aconselhamento via Skype. Ressaltou também que a instituição pode ser parceira de entidades de capacitação e empreendedorismo, ajudando na legalização e na elaboração de estatutos. Ele também colocou à disposição o conselho para contribuir com grupos e indivíduos que queiram participar do concurso Meu Pé de Meia, ajudando a produzir o conteúdo.

O diretor de desenvolvimento social da Federação de Favelas do Rio de Janeiro, Venicio Bramer, esteve pela primeira vez em uma reunião do Fórum e animou-se com a possibilidade de trazer seus projetos para a Maré e juntar-se com as outras instituições presentes: “Vamos somar muitas coisas. O grupo que eu conheci aqui hoje fala de questões que são inerentes à sociedade. A transformação vem de dentro, e as pessoas que querem fazer essa transformação estão aqui para injetar esse ânimo”.