Potenciais regionais e agenda integrada para o estado serão temas de encontros promovidos pela Alerj

Escuta ativa e inspiração para o Legislativo em parceria com a sociedade para elaborar propostas concretas de desenvolvimento regional. É esse o objetivo do #SuperaRio, uma série de quatro encontros que serão realizados pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, presidido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), em parceria com a InterTV (afiliada da TV Globo) nas Regiões Serrana, Norte, Noroeste e dos Lagos a partir da próxima segunda-feira. Os eventos acontecerão em Nova Friburgo (13/06), Campos (20/06), Itaperuna (24/06) e em Cabo Frio (27/06) e têm como propósito alinhar ações, a partir da interação entre lideranças locais, especialistas e instituições da sociedade civil organizada, visando à criação de uma agenda regional a ser apresentada aos parlamentares, calcada nas vocações dos municípios. O objetivo é identificar as ações que já estão em curso e propor soluções, indo além do raio-X da crise e traçando medidas objetivas, com base no desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental).

O primeiro encontro, em Nova Friburgo, reunirá representantes da Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo, Cantagalo, Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena), a partir das 13h, no auditório da CDL. Além dos deputados estaduais, estão sendo convidados deputados federais, prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores da Região Serrana, além da sociedade civil organizada local e professores das universidades da região.

“É preciso mergulhar na crise para ajudar o estado. O Supera Rio é um conjunto de ações, sustentada por três pilares: ações efetivas, transparência e colaboração. A expectativa é colher propostas e continuar apresentando alternativas para que o Rio de Janeiro volte a respirar economicamente", afirma o deputado Wanderson Nogueira (PSOL), um dos idealizadores dos encontros, que reitera também o caráter suprapartidário do evento. “Não tem dono, os encontros são abertos para que todos compartilhem as suas ideias. A crise pede urgência e olhar o interior do estado pode nos ajudar a sair dela”. 

O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Lessa, o presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, Darc Costa, o presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Pedro Celestino, o economista, José Luis Fevereiro e o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no estado do Rio de Janeiro (Sindlat), Antonio Carlos Celles Cordeiro, já confirmaram presença no evento. Também farão palestras representantes do Sebrae-RJ e da UERJ. "Várias ações têm sido empreendidas pela Alerj para superar esse momento de crise econômica. O objetivo dessa série de encontros é levar o Poder Legislativo para as regiões do estado e mostrar que há outras medidas que precisam estar no radar. Temos uma série de potências a serem trabalhadas em prol do desenvolvimento e precisamos ser criativos", explica o presidente do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB), que fará a abertura do encontro.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro:

Criado em 2003  pela Alerj, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação constante entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Composto por 39 instituições, o Fórum tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

 
Assista a chamada da InterTv para o evento: https://youtu.be/l4mGHie7N7I

Confira a programação preliminar* dos encontros:

13/06 - Região Serrana 

Nova Friburgo 13h às 18h –  Auditório CDL - Rua Fernando Bizzotto, 39.

 

13:00 – Recepção dos convidados 

13:20 – Abertura 

Mesa de autoridades: Presidente da Alerj e autoridades presentes

14:00 – “O Cenário Atual e os Desafios do Estado do Rio de Janeiro” -  com o economista José Luiz Fevereiro e o geólogo Guilherme Estrella. 

15:00 – “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Serrana”  

FACERJ – Jesus Mendes Costa - presidente

FIRJAN – Antonio Carlos Celles Cordeiro - presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado do Rio de Janeiro  

SEBRAE – Fernanda da Silva Gripp -  Coordenadora do Escritório da Região Serrana - “A importância da desburocratização para o desenvolvimento regional” 

FAERJ – Heloísio Amorim Machado Jr. - Diretor Tesoureiro da FAERJ 

UERJ – Ricardo C. Barros - Diretor do Instituto Politécnico (IPRJ/UERJ) - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Região Centro-Norte Fluminense 16:15 – “Potencialidades e Desenvolvimento Regional” – com Carlos Lessa,  ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social,  e Darc Costa, presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul 

17:15 – Pinga Fogo

Neste momento, representantes das instituições presentes que se inscreverem terão cinco minutos de fala ao microfone para dirigir propostas à mesa.

17:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Serrana

18:00 - Encerramento 

 

20/06  - Região Norte (Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra)

Campos – 10h às 13h - Centro de Convenções da UENF – Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia. 

9:30 – Recepção dos convidados 

10:00 – Abertura 

Mesa de autoridades: Autoridades presentes

10:30 – "Campos para além do Petróleo: elementos para a superação de uma crise persistente" 

Representantes da FIRJAN, SEBRAE, FAERJ e professor Linovaldo Miranda Lemos Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF)

11:30 – “Logística e Energia como Fatores Estratégicos”

Representante da Câmara Americana de Comércio (Amcham)

12:00 – Pinga Fogo

12:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Norte

13:00 - Encerramento

 

24/06 – Região Noroeste (Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai)

Itaperuna – 9h30 às 13h – Merconoroeste – Espaço Unidos BR 356 – km 01

9:30 – Recepção dos convidados 

10:00 – Abertura 

Mesa de autoridades: Autoridades presentes

10:30 - “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Noroeste”  

Augusto César Silva(PUC-Rio), e representantes do Sebrae e Firjan

11:30 – “Potencialidades e Desenvolvimento Regional”

Coronel Boechat (Cooperativa Agropecuária de Itaperuna) 

12:00 – Pinga Fogo

12:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Noroeste

13:00 – Encerramento

 

27/06 – Região dos Lagos (Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim)

Cabo Frio – 9h30 às 13h – Hotel Mandai, Sala do Forte – Av. Litorânea, 400 – Braga.

9:30 – Recepção dos convidados 

10:00 – Abertura 

Mesa de autoridades: Autoridades presentes

10:30 – “Alternativas de Desenvolvimento para a Região dos Lagos” 

Representantes da FIRJAN e Sebrae 

11:30 – “Infraestrutura Hoteleira e Incentivo a Novas Modalidades de Turismo”

ABIH-RJ – Djalma Medeiros

12:00 – Pinga Fogo

12:45- Leitura da Carta SuperaRio Região dos Lagos

13:00 - Encerramento

 

*a programação está sujeita a alterações.