Supera Rio recebe apoio do meio acadêmico e da sociedade civil organizada

Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, presidido pela Alerj, reuniu nesta quarta (01/06) representantes de 22 das 39 instituições que o compõem para montar a programação da série de encontros regionais #SuperaRio, que serão realizados em parceria com a InterTV em Nova Friburgo (13/05), Campos (20/05), Itaperuna (24/05) e Cabo Frio (27/05). O evento visa a recolher sugestões e propostas para traçar uma agenda regional para o Parlamento, calcada nas potencialidades dos municípios. “Nosso objetivo é mergulhar na crise, mas não nos afundar nela. Queremos trazer propostas e estudos que já estão prontos, e que servem de base para uma atuação focada no que de fato deve ser fortalecido. No final de cada encontro, teremos uma carta com ações concretas dentro do que a Alerj pode fazer. Ter parceiros como a Firjan, Sebrae e as universidades vai engrandecer as discussões porque é preciso ter a participação da sociedade civil nesse processo. Como o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani, diz não podemos agir pelo poder Executivo, mas também não podemos ficar paralisados pela crise”, explicou o deputado Wanderson Nogueira (PSOL), um dos idealizadores dos encontros.

Na reunião que ocorreu na Escola do Legislativo (Elerj) todos foram unânimes em reiterar o apoio ao evento e à criação de uma agenda de desenvolvimento sustentável do estado dentro dos pilares econômico, social e ambiental. Para os membros do Fórum de Desenvolvimento do Rio não se pode deixar de lado os agentes locais e as suas potencialidades. “Estamos procurando sair da crise buscando os modelos econômicos tradicionais. Precisamos pensar em inovação agregando valor as tradições regionais”, disse Augusto Cesar Pinheiro, professor da PUC-Rio. “É preciso buscar quem entende do interior do estado para essas discussões. Juntar tudo que é feito nas regionais dessas entidades e todo o estudo já realizado para que se encontre soluções para a crise. O pólo têxtil de Nova Friburgo surgiu de um momento assim”, exemplificou Marcio Fortes, vice-presidente do Clube de Engenharia.

Para a deputada Marcia Jeovani (PR) a realização do evento no interior do estado é de extrema importância para que se consiga um novo olhar para o desenvolvimento regional. “É importante que todos se sintam parte disso. As ações são sempre focadas na capital e o interior tem muito a contribuir junto com a sua população”, afirmou.

O primeiro encontro em Nova Friburgo, no próximo dia 13 de junho, acontece no auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas, a partir das 13h. Diversos especialistas da área econômica já confirmaram presença no evento, que será aberto pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB-RJ). Estão sendo convidados deputados estaduais, federais, prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores da Região Serrana e Centro Sul. "Várias ações tem sido empreendidas pela ALERJ para superar esse momento de crise econômica. O objetivo do Fórum é levar o Poder Legislativo para as regiões do estado e mostrar que há outras medidas que precisam estar no radar", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

 Assista a matéria da TV Alerj sobre a reunião - https://youtu.be/1davZLMMkIY