Deputados participam de workshop sobre Dataviva

Plataforma de dados sobre desenvolvimento será apresentada na ALERJ

Como utilizar dados para pensar o desenvolvimento econômico e definir as vocações de uma região ou município? No mundo, diversos especialistas estão debruçados sobre o tema e já há disponível uma série de plataformas. No dia 31 de maio, o Fórum de Desenvolvimento do Rio e a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) realizam um workshop direcionado aos deputados e seus assessores para que eles conheçam uma dessas plataformas, o DataViva, uma ferramenta de livre acesso, gratuita e que oferece mais de cem milhões de visualizações de dados sobre atividades econômicas em todas as cidades do país. Desenvolvida pelo Governo de Minas em parceria com o MIT, a plataforma reúne dados de duas fontes distintas: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).  

 

"O Rio de Janeiro vive uma crise econômica e é papel do Poder Legislativo encontrar saídas e construir propostas concretas que contribuam para orientar o desenvolvimento aproveitando as vocações regionais de nosso estado", afirma o presidente da ALERJ e do Fórum, deputado Jorge Picciani.

O evento será no auditório da ELERJ, localizado no 7º andar da Rua da Alfândega, 8. É necessário confirmar presença pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O evento está sujeito à lotação.

Criada para colaborar com o setor público e a sociedade civil, a DataViva possui informações que podem fundamentar importantes tomadas de decisão.No workshop, os professores Elton Eduardo Freitas e Thiago Bernado Borges, da Fapemig, apresentarão conceitos que ajudam a fundamentar o uso da plataforma, como o Product Space. Segundo Elton, essa metodologia  permite resultados consistentes e eficientes na identificação e análise da estrutura produtiva, assim como a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento econômico de determinada região, sendo assim, congruente com os desafios e a proposta apresentada pelo governo.

"Um dos principais problemas da economia de Minas Gerais é sua grande dependência em relação à produção de três grupos de produtos (minérios, metais e café) e há muito tempo se discute estratégias amenizar essa dependência com a diversificação da economia. Em 2011, tivemos acesso a uma publicação da Science que apresentava um modelo alternativo para discutir aspectos do desenvolvimento econômico, o Product Space", afirma o professor. 

Considerando que o DataViva é uma plataforma que contempla dados para todos os municípios do Brasil, isso faz com que seu potencial de uso seja parcialmente aproveitado e um desafio eminente é a sua divulgação e disseminação pelas diversas regiões do país. Mais do que isso, esse desafio passa pelo fortalecimento da cultura de dados, ou seja, do uso de evidências empíricas na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão organizacional - pública e privada - em geral.

Nesse sentido, os esforços de consolidação da ferramenta têm se pautado por ações de divulgação, sejam elas por meio da produção de conteúdo para mídias (redes sociais, blogs, imprensa especializada) ou mediante apresentação em eventos, reuniões de trabalho e treinamentos.

“Já estivemos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Piauí, Goiás, Mato Grosso, essa será a primeira vez que apresentaremos a plataforma no Rio de Janeiro. Além disso, a incorporação de novas bases de dados tem o poder de alavancar o uso da ferramenta, mobilizando outros usuários potenciais em diversos setores”, destaca Elton. 

 

Confira a programação completa: 

Palestrante: Elton Freitas  

9h30 - Abertura  

10h - Product Space e Atlas da Complexidade Econômica: conceitos, metodologia e  indicadores e resultados  

10h40 - DataViva: conceitos,  indicadores e visualizações  

12h – Conclusões

 

Serviço:

Workshop “DataViva: plataforma de BigData, dados econômicos e tecnologia” 

Data: 31 de maio      

Horário: das 9h30 às 12h

Local:  Escola do Legislativo – Rua da Alfândega, nº8 – 7º andar - Auditório