Exército apresenta trabalho desenvolvido junto à comunidade no Fórum Articula Maré

As atividades do Exército no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR)  não se resumem a preparar um bom soldado para o trabalho militar. Nesta quarta-feira (18/05), o  o coronel Luiz Cyrillo, comandante do CPOR falou também do trabalho desenvolvido junto às 16 comunidades do Complexo da Maré por meio do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado por professores voluntários e militares. O programa promove a inclusão social por meio da prática de esportes a 200 crianças de 8 a 15 anos que além da prática esportiva têm aulas de reforço de português e matemática, rodas de conversa sobre temas transversais. Todos os jovens atendidos são do sistema público de ensino e são encaminhados ao projeto pela Pastoral da Criança. “A criança aqui tem acompanhamento desde cedo, então conseguimos mantê-las fora do tráfico e dentro da escola. Tentamos encaminhar os que se destacam em algum esporte para o mercado esportivo, para se tornarem de fato atletas. E para aqueles que não seguirão carreira no esporte ainda há a oportunidade de encaminhá-los ao programa Jovem Aprendiz”, explica.

 A apresentação marcou o retorno das reuniões do Fórum Articula Maré ao CPOR, instituição que abrigou a Força de Pacificação quando ela estava no Complexo da Maré e que já reunia os líderes comunitários para debater ações locais. “Temos todo o interesse em assistir à comunidade e ter uma proximidade maior”, afirmou comandante do CPOR. 

Durante a reunião os presentes foram convidados a participar da rodada de crédito que o Sebrae realizará nesta quinta-feira (19/05) no Observatório das Favelas a partir das 13h. O evento é direcionado a micro e pequenos empreendedores e tem como foco diminuir a distância destes com as instituições financeiras que oferecem o microcrédito produtivo orientado já que na Maré não existe nenhum banco. O Observatório de Favelas fica na rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré.

O Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) avisou que no próximo sábado será realizada uma Ação Global no Caju, e convidou os presentes para participarem e divulgarem aos jovens de 18 a 45 anos com pelo menos seis meses de experiência a oportunidade de cadastrar seus curriculos junto aos agentes do SindRio. Uma equipe do banco de currículos estará a postos de 8h às 16h, na Vila Olímpica Mané Garrincha - Rua Carlos Seixa S/N - Caju, para cadastrar e encaminhar os candidatos. 

A ação global também irá oferecer serviços como emissão de documentos, casamento coletivo e atendimento jurídico no local.

A próxima reunião do Fórum Articula Maré será no dia 15 de Junho

Acesse a apresentação com as atividades do CPOR - link