Para Galeão recuperar força é preciso investir na qualidade dos serviços, afirmam especialistas

Desde 2014 quando o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão foi privatizado, havia uma grande expectativa sobre a modernização do espaço e melhorias na infraestrutura necessárias para atender os cerca de 1,5 milhões de passageiros esperados para as Olimpíadas. Após a revitalização do Terminal 1 e com a inauguração do novo píer, uma espécie de extensão do Terminal 2 de mais de 100 mil metros quadrados prevista para o fim de maio, tudo indica que a principal porta de chegada para o Rio estará pronta a tempo para receber os turistas. Para falar sobre os desafios que Galeão tem pela frente, o programa Rio em Foco que vai ao ar nessa segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), conversou com Delmo Pinho, subsecretário de estado de Transportes e Sávio Neves, presidente do Comitê de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

“É preciso fazer uma captura de mercado porque hoje a concorrência é bem maior com outros aeroportos, também privatizados, nas adjacências. O Galeão é patrimônio estratégico do Estado, não adianta apenas olhar a questão logística do transporte de cargas, mas também o lado turístico. Ele tem as melhores condições para operação e pistas do país, temos massa de mercado por ser o segundo maior PIB do Brasil, mas precisamos ter serviços de altíssimo nível e diferenciados para garantir sua importância econômica e posicionamento estratégico”, explicou Delmo Pinho.

Para Sávio Neves, o trade turístico teve a demanda atendida com a revitalização do Galeão e a partir de agora terá um espaço mais qualificado para atender os turistas e melhorar a experiência dos usuários. “A crise causa uma maior poder de atração para o turista estrangeiro, ainda mais agora que o Rio é a vitrine do país e apesar da retração do mercado doméstico. O desafio é recuperar a competitividade na malha doméstica para que o cidadão não precise mais viajar para São Paulo para pegar um vôo internacional, por exemplo”, afirmou Sávio Neves.

 

Assista ao programa - link