Secretários se reunem para aprovar texto final do Caderno de Cultura

Como a cultura se manifesta no território fluminense? Para responder a essa pergunta a UERJ, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, produziu o Caderno de Cultura do Estado. Com o intuito de debater e validar o texto final do estudo, a Câmara de Cultura, Turismo e Esporte, do Fórum, presidido pela Alerj, reúne os secretários municipais da pasta no dia 10 de maio, às 10h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). Além de aprovar o texto, o encontro, que é aberto ao público, tem como objetivo sugerir metas às autoridades locais para o desenvolvimento e crescimento do estado.

O Caderno de Cultura identificou como a cultura está estruturada e espacializada nos 92 municípios fluminenses. O estudo teve como base o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela secretaria estadual em parceria com a Petrobras, que registrou as atividades culturais mais importantes como festas tradicionais, festivais de cultura, patrimônios, artistas e personagens.  O Caderno traz registros de bens materiais e imóveis (como arquitetura, sítios arqueológicos, espaços geográficos) e bens imateriais (como música, literatura, teatro, saberes e expressões), e divide as regiões de acordo com suas características predominantes.A iniciativa poderá contribuir no direcionamento de investimentos nos municípios e funcionar como uma ferramenta de auxílio para os estudos de campo.

Serviço:

Reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esporte

Data: 10/05/16

Horário: 10h

Endereço: Conselho Regional de Contabilidade - Rua Primeiro de Março, 33, 18º - Centro, Rio de Janeiro